Docente ministrará curso sobre as Práticas Integrativas do SUS, tema recorrente no Portal EnCena e que compôs disciplina de Tópicos Especiais em Psicologia
O prof. Msc. Sonielson Luciano de Sousa, do curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra, compõe uma equipe de profissionais que irá participar de um curso de qualificação em Saúde Mental promovido pelo Telessaúde-UFT. O docente irá abordar, durante sua participação, três técnicas utilizadas dentro das Práticas Integrativas do SUS- Sistema Único de Saúde, sendo elas: Mindfulness, Autocuidado e Grupos de Leitura com fins terapêuticos. As duas primeiras técnicas foram usadas pelo professor durante a disciplina de Tópicos Especiais em Psicologia, ocorrida em 2018.
Sonielson é um dos editores do EnCena, um portal de conteúdos para a web, vinculado ao curso de Psicologia, sob a coordenação da profa. Dra. Irenides Teixeira, que publica uma série de produtos – textos, vídeos, etc. – sobre saúde mental. O material a ser trabalhado pelo docente no Telessaúde-UFT está vinculado à produção que é oferecida no EnCena.
Além do prof. Sonielson, compõe a equipe uma série de profissionais locais envolvidos com as Práticas Integrativas, como psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas e profissionais de educação física.
Telessaúde-UFT
O Telessaúde-UFT tem por objetivo qualificar equipes de Saúde da Família, por meio da utilização de modernas tecnologias de informação e comunicação, capazes de promover a teleducação/teleassistência, melhorando a resolubilidade na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto faz parte de uma rede nacional, denominada Telessaúde Brasil.
Para tanto, implanta infraestrutura de informação e telecomunicação com prioridade em zonas remotas, isoladas e marginais no país, para possibilitar o desenvolvimento contínuo a distância das Equipes de Saúde da Família.
Dentre os benefícios do Telessaúde Brasil, do qual o projeto local está vinculado, encontra-se: Fortalecimento da Atenção Básica, Qualificação da equipe, Melhora no atendimento -2ª opinião, Diminuição de riscos e agravos pelo deslocamento, Diminuição de custos, Planejamento de encaminhamento de paciente, Valorização do profissional, Fixação do profissional em áreas remotas e Inclusão digital.