Professor da Psicologia tem texto publicado em livro de Psicologia Social

Por Equipe EnCena

O professor do curso de Psicologia da Ulbra Palmas, Sonielson Luciano de Sousa, tem texto publicado no livro “Psicologia Social: Travessia e(m) tessituras”, pela Editora Bagai (Curitiba-PR). O capítulo do livro se chama “Psicologia imaginal, pensamento decolonial e pedagogia cultural: por um resgate da ancestralidade” é assinado por Sonielson, que é doutorando em Educação e Estudos Culturais pela Ulbra campus Canoas-RS, em co-autoria com os professores PhD Marcia Esteves de Calazans, Dr. Moysés da Fontoura Pinto Neto e Dra. Graziela Macuglia Oyarzabal, todos da Ulbra.

O texto aborda como a colonialidade do saber se instaura nas academias a partir de discursos que envolvem o que é ciência e o que é pseudociência na psicologia e na educação, e como o resgate da ancestralidade e das epistemologias críticas pode apontar para alternativas politicamente engajadas e não alienantes.

O capítulo do livro destaca que ao unir o conhecimento, a sabedoria e a cosmologia das tradições indígenas com a Psicologia Imaginal, pode-se conceber um olhar ampliado sobre saúde mental, alteridade, ecologia e convivência plural. Essa combinação potencializa a capacidade de cura e transformação das pessoas, ampliando o alcance da psicologia, pensada a partir de uma abordagem social e política. E o mesmo se aplicaria à pedagogia, notadamente no ensino superior.

Para baixar gratuitamente o e-book, acessar

https://editorabagai.com.br/product/psicologia-social-travessias-em-tessituras/