Psicologia em Debate aborda a psicologia nas comunidades rurais no CAOS 2023

Nayara Batista de Araújo (Acadêmica de Psicologia) –  nayaraaraujo@rede.ulbra.br

Nesta quarta-feira, 22, foi realizado mais um Psicologia em debate durante o Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS. A temática foi sobre A Psicologia nas Comunidades Rurais de Palmas com os estudantes que se encontravam no miniauditório 543.

                                                                                                                                  Fonte: Arquivo Pessoal

 

O egresso Fabrício Veríssimo da Silva, Psicólogo CRP 23/1850, especialista em psicologia social e comunidade, residente em saúde da família e comunidade palestrou juntamente com Keilliane Tavares Silva, Assistente Social CRESS 3603-25, especialista em saúde da família e comunidade, residente em saúde mental. Ambos destacaram os desafios encontrados durante a intervenção rural realizada no Distrito de Buritirana, ao se depararem com a realidade do acesso aos serviços de saúde de Palmas disponibilizados para a população.

                                                                                                                             Fonte: Arquivo Pessoal

Por meio do debate, os palestrantes trouxeram dados que apontam que, quando comparada à população urbana, a situação da saúde rural é bem mais precária, com baixa cobertura de saneamento básico, além da maior parte das pessoas acabarem captando água sem tratamento ou com condições insalubres, dentre outros.

O Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS, é promovido pelo curso de Psicologia do Centro Universitário Luterano de Palmas – Ceulp/Ulbra, e o  tema desta edição é Psicologia e Direitos Humanos. O evento iniciou no dia 20 e vai até o dia 25 de novembro. Está acontecendo nas dependências do Ceulp/Ulbra, localizado na Avenida Teotônio Segurado em Palmas – TO.