Psicologia do Ceulp participa da Semana da Responsabilidade Social

O evento aconteceu no Colégio da Polícia Militar do Tocantins

Na manhã desta quinta-feira (20/09), o curso de Psicologia esteve presente,  em parceria com o curso de Direito do Ceulp/Ulbra, em uma ação que faz parte da Semana da Responsabilidade Social.

A ação realizada pelos cursos teve a participação das acadêmicas e estagiárias do Portal (En)Cena. “Quem é Você na Rede?” foi a intervenção que teve como proposta trabalhar com os impactos cibernéticos na vida de pessoas que sofrem violências nas redes por meio de discursos de ódio.

Acadêmicos do Colégio Militar durante a ação. Foto: Irenides Teixeira

Os temas de racismo, homofobia, xenofobia e machismo foram explicitados por meio de comentários que foram proferidos em redes sociais e casos que geraram grandes repercussões nos últimos tempos.

Além das reflexões e compartilhamento de vivências, houve também a contribuição do curso de direito para tratar da parte jurídica, conscientizando os alunos sobre as leis que resguardam os direitos humanos, ressaltando ainda que a internet “não é um mundo sem leis”, muito pelo contrário, atualmente há delegacias especializadas para crimes cibernéticos.

Acadêmicos do Colégio Militar durante a ação. Foto: Irenides Teixeira

A intervenção aconteceu das 9h às 12h, cerca de 300 alunos participaram. Para a aluna do Colégio Militar Aryalha Ruviere a Semana da Responsabilidade Social significa várias coisas, uma delas é que “podemos ter consciência dos temas que cada profissão trabalha e como fazem isso”.

O evento contou ainda com a participação de outros cursos de Administração Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Contábeis,  Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia de Software, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Odontologia e Sistemas de Informação.

Acadêmicos do Colégio Militar durante a ação. Foto: Irenides Teixeira

O Dia da Responsabilidade Social faz parte da Campanha Nacional da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que tem o propósito de estabelecer uma ponte entre o setor acadêmico e a sociedade, trazendo benefícios para a comunidade e proporcionando um momento de conscientização por meio das atividades desenvolvidas pela instituição.