Sessões Técnicas abordam a Violência Conjugal no CAOS 2019

Nesta quinta-feira (23) aconteceu a apresentação dos artigos científicos submetidos ao CAOS 2019. A programação chamada de Sessões Técnicas, contou com quatro grandes temas que foram mediados pelos professores de Psicologia: Cristina Filipakis, Sonielson Luciano de Sousa, Thaís Monteiro e Irenides Teixeira.

A acadêmica de Psicologia Josiane Ribeiro Freitas apresentou o artigo “A violência conjugal e o discurso das vítimas sob a ótica da perspectiva sistêmica”, que foi escrito juntamente com a acadêmica Keila Ferreira da Silva sob supervisão da professora Cristina.

Fonte: Arquivo Pessoal

Josiane explanou sobre os tipos de violência que as mulheres sofrem por parte dos seus companheiros, abordando a violência física, patrimonial, psicológica e moral. Além disso, ela chamou atenção para como os padrões de violência são passados de geração para geração, num processo conhecido como transmissão transgeracional, caso não sejam resolvidos e ressignificados.

Em conclusão, a acadêmica levou o público a refletir sobre como a violência contra a mulher ainda está muito presente nos dias atuais, suscitando a necessidade de que as formas de se relacionar baseadas no machismo sejam repensadas e reformuladas.