Suicídio: Professor e egressa da Psicologia compõem livro de referência

O capítulo está entre as 17 pesquisas reunidas na publicação, de diferentes abordagens teóricas

O professor do curso de Psicologia, Me. Ira Johnathan Silva Oliveira, e a egressa Gythãna Dantas Cidreira Merigui, compõem a lista de autores do livro ‘Sobre o Suicídio – A psicoterapia diante da autodestruição’, organizado pelo renomado psicoterapeuta e professor de pós-graduação em psicologia da saúde na PUC – SP, Valdemar Augusto Angerami, um dos principais autores da Psicologia no Brasil, com mais de dez livros lançados. Iran e Gythãna assinam o capítulo ‘Comportamento suicida: um relato de experiência sobre as intervenções e contingências, mantenedoras’, fruto de ampla pesquisa realizada recentemente pela dupla.

O capítulo está entre as 17 pesquisas reunidas na publicação, de diferentes abordagens teóricas, e destaca os números da autodestruição no Brasil e no mundo, mapeia as intervenções feitas pelo Centro de Valorização da Vida – CVV –, além de problematizar, com um amplo referencial teórico, acerca do fenômeno suicida pelo olhar das abordagens comportamentais.

Iran e Gythãna realizaram um estudo de caso e identificaram, a partir da pesquisa, quais as contingências mantenedoras do repertório comportamental suicida, como os conflitos constantes na família, quadro depressivo e desenvolvimento de visão negativa quanto ao futuro, dentre outros. Além disso, o capítulo – e, de resto, todo o livro – trás importantes técnicas de intervenções em casos similares. Na pesquisa em questão, esta intervenção ocorre especificamente a partir das Técnicas de Modificação do Comportamento da TCC – Terapia Cognitiva Comportamental.

Prof. Iran – esq – e psicóloga Gythãna, representantes da Psicologia do Ceulp no livro-referência

O livro foi lançado para se transformar em referência nacional no assunto, sobretudo porque o país passa por um período excessivamente delicado, onde aumentou sobremaneira os casos de notificações em ideação suicida, tendo em vista o período de transição histórica que aumenta exponencialmente a pressão sobre todos, mas principalmente entre os jovens. O livro foi publicado pela Artesã Editora, tem 440 páginas e pode ser adquirido em livrarias especializadas espalhadas pelo Brasil, ou pela internet.

Psicólogo. Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT). Pós-graduado em Docência Universitária, Comunicação e Novas Tecnologias (UNITINS) e em Psicologia Analítica (UNYLEYA-DF). Filósofo, pela Universidade Católica de Brasília. Bacharel em Comunicação Social (CEULP/ULBRA), com enfoque em Jornalismo Cultural; é editor do jornal e site O GIRASSOL, Coordenador Editorial do Portal (En)Cena.