SUS inicia distribuição da pílula do dia seguinte antiaids

“MS lançará em dezembro um aplicativo com orientações sobre os postos de distribuição”


Após a publicação do Diário Oficial da União do novo protocolo de diretrizes terapêuticas, o Sistema Único de Saúde- SUS passa a distribuir a partir de hoje, 23, em seus postos a “pílula do dia seguinte” contra a aids. A medida prevê que pessoas que estiveram expostas a situações de risco tenham um atendimento mais rápido para evitar a doença.

Indicado para todos que tiveram risco de contato com o vírus causador da aids, a pílula é indicada nos casos de acidente ocupacional, como o de médicos que tiveram contato com o sangue de paciente, vítimas de violência sexual ou pessoas que tiveram relação sexual desprotegida.

Para que o método seja eficaz é preciso que o paciente, após a exposição procure uma unidade de saúde ainda nas primeiras duas horas ao ocorrido ou até 72 horas e o tratamento tem duração de 28 dias.

Apesar do importante passo o Ministério da Saúde (MS) ainda não tem estimativa de qual será o impacto da mudança e para facilitar o acesso aos serviços, lançará em dezembro um aplicativo com orientações sobre os postos de distribuição mais próximos. Em algumas cidades os antirretrovirais são fornecidos nos centros de serviços especializados em DST-Aids e também em unidades de emergência.