Turma de Intervenção em Crise faz mural para o Setembro Amarelo

A turma de Intervenção em Crise é ministrada pela Profa. Me. Izabela Querido em 2018.2

Nesta última terça-feira (19), os acadêmicos da turma 0858 de intervenção em situações de crise criaram um mural sobre o que não dizer para pessoas em ideação suicida. A disciplina é ministrada pela Profª. Me Izabela Almeida Querido, que propôs a atividade como complementar à aula sobre suicídio e depressão. Após a aula expositiva, os acadêmicos selecionaram frases, fotos e campanhas sobre o tema para a montagem do mural.

Turma de intervenção em situações de crise

A acadêmica da disciplina, Talita dos Anjos Lima, disse que “a atividade foi sugerida pela professora Izabela, em alusão ao Setembro Amarelo, que é o mês de prevenção ao suicídio. O legal da atividade, para mim, foi o fato de que o mural diz respeito ao que NÃO dizer, e foi muito estranho e desconfortável reconhecer frases que muitas pessoas do nosso meio social e familiar dizem, talvez por falta de informação… Frases como: “isso é falta de Deus” ou “isso é só frescura”. Acho a atividade importante no sentido de esclarecer as pessoas sobre o que não fazer para que a pessoa que esteja em ideação suicida não piore. Construir a atividade foi muito tranquilo, mas ao mesmo tempo pesado, se a gente pensar que a maioria das pessoas ao encontrar um caso de ideação suicida, ou não sabem o que dizer ou dizem coisas que causam um desserviço”.

Mural criado pela turma

O mural está disposto ao lado da coordenação do curso de Psicologia (Sala 208), de modo que qualquer pessoa possa vê-lo.