Vacinação contra gripe deverá imunizar aproximadamente 45 mil palmenses

Doses começaram a ser aplicadas no dia 22; campanha terminará no mês de maio


A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, está promovendo em Palmas no Tocantins, entre os dias 22 de abril e 9 de maio, a Campanha de Vacinação contra Influenza. Neste ano, a vacinação deverá imunizar cerca de 45 mil palmenses que compõem o grupo prioritário de indígenas, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, detentos e os funcionários do sistema prisional.

A campanha é de âmbito nacional e terá o tema “Vacinação para quem precisa de mais proteção”.

A vacina

A vacina influenza (fragmentada e inativada) a ser utilizada é a trivalente e tem a seguinte composição: H1N1, H3N2 e influenza B.

Para se vacinar, é importante levar o Cartão de Vacinas e um documento de identidade.

Contraindicação

A vacina é contraindicada para pessoas que tiveram alergia grave em doses anteriores (alergia com necessidade de internação de urgência) ou que têm alergia a algum componente da vacina. Também está contraindicada para pessoas que têm alergia severa relacionada com ovo de galinha e seus derivados.

Pessoas que tiveram a Síndrome de Guilhan Barre, quando osistema imunológico do corpo ataca a si próprio, e que estão nos grupos contemplados para vacinação, devem consultar seu médico para avaliar o risco-benefício.

Mitos sobre a vacina

Existe alguns mitos sobre a vacina mas a influenza sazonais têm um perfil de segurança excelente. São constituídas por vírus inativados, o que significa que possuem somente vírus mortos e há comprovação de que não podem causar a doença.

O que ocorre é que as pessoas podem ter um evento adverso da vacina, mas isso pode acontecer com qualquer outro imunobiológico. Algumas pessoa pode ter febre baixa, mal-estar, dor no local de aplicação com duração máxima de 48 horas, principalmente quando está se vacinando pela primeira vez.