Violência Doméstica e Feminicídio é tema de Minicurso no Caos 2019

Carlos trouxe o fato histórico da famosa ‘Caça às Bruxas’, relembrando como mulheres que tinham conhecimento sobre ervas medicinais foram consideradas bruxas

Nesta terça-feira (21) iniciaram-se as programações do Caos 2019, o Congresso Acadêmico de Psicologia do Ceulp/Ulbra. Na ocasião, o psicólogo Carlos Mendes Rosa ministrou o minicurso “Da violência doméstica ao feminicídio: um caminho a ser interrompido”.

Como ponto inicial da discussão, Carlos trouxe o fato histórico da famosa ‘Caça as Bruxas’, relembrando como mulheres que tinham conhecimento sobre ervas medicinais foram consideradas bruxas e por isso mais de 1 milhão delas foram mortas nas fogueiras.

Com isso, foi possível traçar um pensamento histórico e profundo, de como o preconceito contra a figura do feminino remonta aos tempos remotos e ainda perdura até os dias de hoje.

O psicólogo ainda apontou fenômenos como Objetificação da Mulher, Cultura do Estupro, Assédio Moral e Sexual, Machismo e Feminismo. Desta forma salientando como mulheres se tornam as vítimas desse sistema extremante opressor e machista, sendo mortas apenas pelo fato de serem mulheres.

Tais pautas se mostram atuais e pertinentes no que tange a atuação do Psicólogo como promotor de saúde mental no âmbito social e político. Uma vez que, entender sobre as dinâmicas que perpassam a violência contra a mulher, prepara os psicólogos que futuramente lidarão com as vítimas e os agressores em sua atuação profissional!