Alberto Diaz Guetierrez, mais conhecido como Alberto Korda foi um fotógrafo cubano é conhecido por retratar a simplicidade de uma nação e ter o seu olhar voltado para o aspecto revolucionário através de suas lentes fotográficas. Ele se tornou mundialmente famoso por Guerrillero Heroico, retrato que fez de Che Guevara.
Assim como muitos fotógrafos, Korda começou sua carreira como fotógrafo de cerimônias de casamentos, aniversários e batismo. Isso serviu de motivação e inspiração para fazê-lo abrir um estúdio de fotografia em Havana em 1954 e começar a desenvolver ainda mais o seu olhar para a fotografia de moda e publicitária.
A vida do fotógrafo e o seu estilo fotográfico mudaram radicalmente quando o mesmo começou a retratar as causas e as conseqüências dos movimentos socioeconômicos e políticos que se passavam por cuba em sua época. Um grande exemplo da sensibilidade de Korda ao retratar as conseqüências que todos esses aspectos e movimentos causavam na época foi a forma como ele enxergou uma criança que vestia roupas surradas e segurava um pedaço de madeira e uma boneca.
A partir desse retrato, Korda conseguiu dar maior visibilidade do seu registro sobre a pobreza, a beleza e a sensibilidade de sua região, rendendo a ele, a partir de 1959, o trabalho como voluntário para o jornal Revolución, onde conseguiu promover uma maior divulgação dos seus trabalhos.
Korda tomou ainda maior notoriedade por retratar o convívio do líder e a sua relação mais humanizada do revolucionário Fidel Castro com a sua população. O fotógrafo teve uma relação muito estreita com Fidel, possibilitando-o registrar de perto todo o cotidiano dessa grande e importante figura com o seu povo e sua nação cubana. Além disso, também é autor de uma das fotografias (feita em 1960) que é tida como a mais reproduzida ao longo da história e foi mundialmente conhecida por retratar o líder Che Guevara. A fotografia ganhou o mundo a partir da morte de Che, em 1967.
Alberto Korda nasceu em Havana – Cuba no dia 14 de setembro de 1928 e faleceu em Paris na data de 25 de maio de 2001, na França. Alguns de seus trabalhos são intitulados como: Cuba por Korda, Diário de uma Revolución e Che: El álbum.
Referências
Disponível em: http://mundo-e-arte.blogspot.com.br/2015/07/fotografia-alberto-korda.html>. Acesso em 27 de agosto de 2017
Disponível em: http://resenhanodiva.blogspot.com.br/2011/12/alberto-korda-o-fotografo-da-revolucao.html>. Acesso em 27 de agosto de 2017
Disponível em: http://iphotochannel.com.br/fotopedia/a-fotografia-mais-reproduzida-de-alberto-korda >. Acesso em 27 de agosto de 2017