Pipa: um olhar plus size

No mundo de a ‘Turma da Tina’ Maurício de Sousa inverte os papeis impostos pela sociedade

Janaína foi criada em 1969 por Maurício de Sousa, pertencente ao mundo de ‘Turma da Tina’’; em 1970 chegou às bancas, onde seu tipo físico foge dos padrões da sociedade, tanto no quesito ‘corpo ideal’ como no quesito de ‘localização onde mora’, pois no começo toda a Turma era composta por adolescentes baianos e com o tempo foram transformados em paulistas, logo adquiriu o apelido de ‘Pipa’ por causa de sua tartaruga.

De acordo com a Revista MSP + 50, durante sua adolescência Pipa sentia vergonha de seu próprio corpo, onde ocasionalmente passou a sofrer bullying e a se sentir menosprezada, características marcantes de uma pessoa que enfrenta problemas de peso.

De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil (1999), a OMS (Organização Mundial de Saúde), classifica a obesidade uma doença de alto risco, crônica e reincidente, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A obesidade tem adquirido proporções epidêmicas e vem crescendo significantemente. Mesmo que consiga emagrecer, a pessoa terá que passar o resto da vida cuidando da alimentação e de olho na balança. Não é fácil para um obeso tomar a decisão de perder peso. Logo a personagem vive tentando fazer dietas, porém não resiste aos alimentos considerados não saudáveis. Kahtalian (1992) considera que o ato de comer, para os obesos, é tido como tranquilizador, como uma forma de localizar a ansiedade e a angústia no corpo, sendo apresentadas também dificuldades de lidar com a frustração e com os limites.

Fonte: https://bit.ly/2Wvyv3Z

Campos (1993) identificou as seguintes características psicológicas em adultos obesos por hiperfagia: passividade e submissão, preocupação excessiva com comida, ingestão compulsiva de alimentos e drogas, dependência e infantilização, primitivismo, não aceitação do esquema corporal, temor de não ser aceito ou amado, indicadores de dificuldades de adaptação social, bloqueio da agressividade, dificuldade para absorver frustração, desamparo, insegurança, intolerância e culpa.

Porém a personagem em alguns quadrinhos demonstra que aceita sua condição de peso e que se aceita como ela realmente é, mostrando assim para os leitores que não se tem corpo perfeito, e sim que se pode viver feliz como você realmente é.

No mundo de a ‘Turma da Tina’ Maurício de Sousa inverte os papeis impostos pela sociedade, pois a personagem Tina que é alta, magra e resolvida nunca encontra alguém para se relacionar amorosamente e que a fizesse bem de fato, enquanto Pipa em suas condições namora Zecão que a aceita do jeito que é. Mostrando mais uma vez que se pode emagrecer se quiser ou não, mas no mundo de Maurício o seu jeito de ser, pensar e agir te garante um final feliz.

Fonte: https://bit.ly/2TroDX6

REFERÊNCIAS:

RIBEIRO, Antônio Luiz. Disponível em: <http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/pipa/1344>. Acesso em: 01 de jan. 2019.

SOUSA, Maurício de. Disponível em: <http://turmadamonica.uol.com.br/personagem/pipa/>. Acesso em: 01 de jan. 2019.

Acadêmica de Psicologia do Centro Universitário Luterano de Palmas CEULP/ULBRA. Voluntária no Portal (En)Cena – A Saúde Mental em Movimento.