Renato Cariani: a jornada de um grande fisiculturista

Com 8 milhões de seguidores no Instagram e 6 milhões no YouTube, Renato Cariani fez da sua vida um sucesso através do fisiculturismo, sendo dono de uma empresa multimilionária e tendo patrocínios com a Growth Suplementos.

Nascido em 4 de julho de 1976 em São Paulo e casado com Tatiane Martines, sua história é marcada pelo apoio mútuo e pela cumplicidade. Tatiane tem sido uma grande incentivadora do trabalho de Renato, tanto em sua carreira esportiva quanto na produção de conteúdo e na vida empresarial. O relacionamento do casal inspira muitos seguidores, que veem neles um exemplo de parceria e apoio na busca por uma vida saudável e dedicada ao esporte já que ambos trabalham em áreas semelhantes ajudando e incentivando tanto atletas de alto rendimento que são famosos hoje em dia como pessoas famosas que buscam por uma melhora na qualidade de vida, no físico, alto estima entre outros motivos. 

Renato e Tatiane atualmente vivem em São Bernardo do Campo com seus três filhos: Thales Cariani, de 9 anos; Valentine Cariani, de 3 anos; e Guilherme Cariani, fruto de um relacionamento anterior de Renato aos 24 anos.

O astro fitness, formado em Educação Física, Química e Administração de Empresas, é conhecido principalmente por ter contribuído para que o grande fisiculturista Ramon Dino alcançasse os palcos em sua melhor forma física, tornando-se um dos maiores atletas do Brasil. Renato ganhou ainda mais popularidade ao apresentar métodos, dicas de treino e dietas para uma vida mais saudável.

Atualmente com 48 anos, Renato Cariani transformou o bullying que sofreu na infância em motivação para adaptar seus hábitos alimentares, tornando-os mais saudáveis, e fez carreira promovendo um mercado que movimenta centenas de milhões de reais por ano.

A jornada de Cariani no fisiculturismo começou aos 20 anos, mas foi apenas em 2020, aos 43 anos, que se tornou fisiculturista profissional ao conquistar o pro card. Desde então, participou de poucas competições devido a lesões, como o rompimento em ambos os bíceps durante uma série moderada no leg press.

“Meu amor pelo fisiculturismo veio do amor que eu tinha pela musculação. A musculação transformou minha vida. Eu era um garoto que sofria muito bullying na escola por ser obeso e entrei na academia para fugir disso. Descobri que a academia me deixava mais forte, não apenas fisicamente, mas também mentalmente. Tornou-me mais disciplinado, concentrado e resiliente. Meu avanço na musculação acabou me levando ao fisiculturismo, que é a alta performance da musculação. Comecei a competir aos 20 anos, mas com 24 interrompi as competições porque o esporte era pouco valorizado. Precisava lutar pela minha carreira, pois vim de uma origem muito humilde e dediquei um bom tempo a outras profissões. Aos 40 anos, voltei a competir e fui campeão de vários eventos aqui e fora do Brasil”, disse Cariani.

Renato, com uma vida dedicada ao esporte, sempre conciliou essa trajetória com os estudos, formando-se em três áreas distintas. Suas formações ajudaram-no a se destacar no mundo fitness como empresário, num dos setores mais aquecidos do mercado. Ele é sócio da Supley, maior fabricante de suplementos da América Latina, que faturou R$ 830 milhões em 2022.

Em 2023, após uma denúncia, Cariani foi alvo de uma investigação da Polícia Federal, sendo réu em um caso de tráfico de drogas, associação ao tráfico e lavagem de dinheiro. Em fevereiro de 2024, novas provas surgiram, apontando indícios de sua relação com o desvio de produtos químicos para o tráfico. Contudo, os investigados alegaram já ter apresentado à justiça mais de 100 documentos indicando que a empresa pode ter sido uma vítima, sem especificar os responsáveis.

O ex-atleta de fisiculturismo considera as redes sociais como um fator determinante para a maior divulgação do fisiculturismo. Segundo ele, a internet permite que pessoas interessadas em vidas saudáveis se conectem com diversos perfis nesse contexto: “Se há um divisor de águas na história do fisiculturismo, esse divisor se chama redes sociais. As redes sociais aproximaram o atleta do público, diferentemente da maioria dos esportes coletivos, como futebol e basquete, que a TV e a mídia aberta transmitem. O fisiculturismo, até hoje, não foi transmitido. Porém, com a expansão das redes sociais, houve espaço para este esporte, e as pessoas descobriram que um atleta de fisiculturismo pode inspirá-las em seus objetivos pessoais. Ao acompanhar a vida de um atleta, muitos se inspiram a ser mais disciplinados com alimentação, treino e a lidar com dificuldades para perder peso ou reconstruir seu corpo. Hoje, o atleta de fisiculturismo inspira pessoas comuns a buscarem seus objetivos.”

Através do Instagram e de outras redes sociais, os negócios de Cariani no segmento fitness foram ampliados. Ele potencializou o alcance de sua marca ao oferecer diversos produtos de sua empresa e ao se conectar com seu público, postando dicas de treino, alimentação saudável e uso correto de suplementos, como creatina, whey protein e hipercalóricos. Além disso, seus vídeos de entretenimento ajudam a criar uma relação de intimidade e confiança com seus seguidores.

Em 2006, patrocinado por uma marca de suplementos, Renato Cariani começou a fazer vídeos no YouTube, sendo o pioneiro em conteúdos relacionados ao uso “correto” de suplementação, como creatina e pré-treino. Em 2008, pensou em cursar medicina, mas novas oportunidades surgiram, e no mesmo ano ele se tornou sócio da indústria de suplementos Supley.

REFERÊNCIAS

Globo Esporte. Disponível em: <link>

Fantástico. Disponível em: <link>

Palestra no Youtube (1). Disponível em: <link>

Palestra no Youtube (2).Disponível em: <link>

Perfil pessoal de Renato no Instagram. Disponível em: <link>