A cinco passos de você sob a perspectiva da Psicologia Hospitalar

Outra temática abordada pelo filme é a relação de cuidado e afeto que se estabelece entre os profissionais (médico e enfermeiro) e os pacientes

A cinco passos de você (em inglês “Five feet apart”) é um filme dirigido por Justin Baldoni, que foi lançado em 2019. O longa conta com a atuação de Haley Lu Richardson, Cole Sprouse e Moises Arias, compondo o trio de atores que parecem ter nascido para interpretarem os papéis da trama.

A trama do filme se passa num hospital, especificamente na ala que cuida de pacientes com doenças crônicas. Dentre esses pacientes, tem-se Stella, Will e Poe, todos possuindo uma doença chamada fibrose cística. Tal condição médica faz com que eles passem a maior parte do tempo em tratamentos medicamentosos e sejam proibidos de tocarem ou se aproximarem uns dos outros.

Apesar do filme ser do gênero romance, a trama que gira em torno da paixão de Will e Stella, não deixa de abordar outras temáticas, dentre elas a reflexão sobre o quanto a impossibilidade do toque faz sofrer aqueles que se amam e desejam demonstrar afeto.

Fonte: encurtador.com.br/ayB25

Diante disso, o telespectador é confrontado e perguntado sobre como tem lidado com a sua possibilidade de tocar as pessoas, o que faz com que o indivíduo diante da tela passe a pensar sobre esse tipo de conexão humana, que as vezes passa despercebida pelo fato de ter se tornado corriqueira e desvalorizada.

Montagu apud Ferreira e Callado (2013, p. 113) diz que

O tato é um dos sentidos mais importantes, pois a comunicação pelo toque é simples e direta. Ela confirma a realidade percebida através de outros sentidos, sendo parte fundamental dos processos de comunicação humana. Possui um efeito direto sobre as capacidades de percepção e cognição e pode influenciar parâmetros fisiológicos como a respiração e o fluxo sanguíneo.

Will e Stella encontram-se perdidamente apaixonados um pelo o outro, mas devido a sua doença eles são privados de se tocarem, mantendo sempre uma distância de cinco passos entre si. Esse fato é explorado pelo filme de maneira muito sensível e intensa, já que em vários momentos em que eles desejam se tocar para expressar seus sentimentos em relação ao outro é nítido o quanto apenas as palavras não são suficientes para demonstrar o afeto presente.

Fonte: encurtador.com.br/bfjX0

O toque não é somente uma ação física, mas também representa um tipo de comunicação entre os seres humanos. Quando tocamos ou somos tocados, sentimentos são passados através desse comportamento e, muitas vezes, o que é transmitido por meio do toque, se apresenta muito mais intenso do que é transmitido pelas palavras (FERREIRA e CALLADO, 2013).

Outra temática abordada pelo filme é a relação de cuidado e afeto que se estabelece entre os profissionais (médico e enfermeiro) e os pacientes. No longa, as enfermeiras Barb e Julie, e a médica Noor Hamid são encarregadas dos cuidados de Stella, Will e Poe. No entanto, esses cuidados não se limitam apenas aos procedimentos médicos necessários, uma vez que existe uma relação de vínculo muito especial entre ambos.

Marques et al (2013, p. 824) salienta que para os profissionais que atuam em contextos permeados por doenças graves, onde a morte está sempre à espreita, saber “lidar com questões como a morte e a perda e com os temores e inseguranças que permeiam sua atuação frente à finitude humana se faz presente e tão essencial quanto o conhecimento técnico e científico para o exercício profissional.”

Fonte: Arquivo Pessoal

Barb se coloca totalmente contra a relação de Will e Stella por temer que ambos morram, assim como aconteceu com outros dois pacientes que também estavam sobre seus cuidados. Rockembach, Casarin, Siqueira (2010, p. 824) trazem que o reconhecimento da perda e da possibilidade de morte provoca nesses profissionais “sentimento de tristeza, frustração e estresse.”

Em suma, “A cinco passos de você” é um filme que trata sobre a importância que o afeto tem nas relações humanas, dando ênfase principalmente aos momentos em que os indivíduos se encontram em situação de extremo sofrimento. Tal situação é o contexto que mais possibilita a expressão dos sentimentos e emoções extremamente verdadeiros, onde a dor impossibilita o uso de qualquer tipo de máscara, e o sujeito é quem ele é. Dessa forma eu te pergunto: ‘Há quantos passos você está de quem você ama?’

 REFERÊNCIAS:

FERREIRA, Francisco Romão; CALLADO, Lucia Martins. O afeto do toque: os benefícios fisiológicos desencadeados nos recém-nascidos. Revista de Medicina e Saúde de Brasília, Brasília, v. 2, n. 2, p.112-119, ago. 2013. Disponível em: <https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rmsbr/article/view/4015/2677>. Acesso em: 12 ago. 2019.

MARQUES, Camilla Delavalentina Cavalini et al. Meanings assigned by a pediatric intensive care unit nursing team on the processes of death and dying. Reme: Revista Mineira de Enfermagem, [s.l.], v. 17, n. 4, p.823-830, 2013. GN1 Genesis Network. http://dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20130060. Disponível em: <http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/889>. Acesso em: 12 ago. 2019.

FICHA TÉCNICA DO FILME

Fonte: encurtador.com.br/ijn45

A CINCO PASSOS DE VOCÊ
Diretor: 
Justin Baldoni
Elenco: 
Haley Lu Richardson,Cole Sprouse,Moises Arias
Gênero: 
Romance,Drama
Ano:
2019