A Longa Noite de Game of Thrones

A noite é escura e cheia de terrores!

Game of Thrones é uma série de fantasia da HBO inspirada no mundo criado por George R. R. Martin em As Crônicas de Gelo e Fogo. Sua última temporada – iniciada em 14 de abril de 2019 – foi muito aguardada pelos fãs ao redor do mundo. Um dos momentos mais esperados e cuidadosamente construído ao longo da série é o confronto com os Caminhantes Brancos (também chamados de Outros), retratados como o principal perigo para Westeros, e que foi ao ar no último domingo. (Contém spoilers!)

Os Caminhantes Brancos são criaturas que vieram do Extremo Norte com o objetivo de extinguir a luz e o calor do mundo através do frio e da escuridão eterna. O seu líder, o Rei da Noite, tem o poder de “ressuscitar” os mortos, incluindo animais, e estes passam a lutar em seu nome. As criaturas só podem ser “mortas” quando feridas por aço valiriano ou obsidiana (vidro de dragão).

Fonte: encurtador.com.br/rwxV0

A Longa Noite foi o período histórico do mundo em que o inverno durou uma geração e as criaturas vieram pela primeira. Os contos diferem sobre o seu fim, no entanto, o mais conhecido e enfatizado pela série é a história do Azor Ahai, herói abençoado por R’hllor, que lutou contra a escuridão com uma espada flamejante, a Luminífera.

O episódio – o mais longo da série – inicia-se com a tensão e o medo diante da batalha iminente.  A seguir, são destacados os principais momentos e personagens do episódio.

  • Melisandre

A sacerdotisa de R”hllor é a primeira a fornecer uma pequena e rápida esperança momentos antes da batalha ao incendiar, através de uma prece ao deus, as espadas dos dothrakis. Em outro momento da batalha, Melisandre salva temporariamente os vivos ao colocar fogo sobre a pira que cerca Winterfell e, no ponto-chave do episódio, reencontra Arya Stark e lhe fala sobre os olhos que a menina fechará (“olhos castanhos, olhos verdes, olhos… azuis”). Melisandre, junto com Arya Stark, Brienne, Lyanna e Daenerys foram a força feminina e os grandes destaques do episódio.

Fonte: HBO
  • A linha de frente da batalha

É na linha de frente de combate que estão Sor Brienne de Tarth – a primeira cavaleira dos Sete Reinos -, Jaime, Tormund, Edd Doloroso, Beric Dondarrion, Sandor Clegane, Samwell Tarly, Gendry, Podrick e Verme Cinzento. Através deles que percebemos o terror de se enfrentar os mortos. Infelizmente, o exército dos vivos é obrigado a recuar para Winterfell e a guerra continua dentro do castelo. Lyanna Mormont morre ao derrotar um gigante.

Fonte: encurtador.com.br/itEG5
  • A redenção de Theon Greyjoy

Theon, protegido de Ned Stark, traiu Robb, tomou Winterfell de Bran em nome de seu pai e era um dos personagens mais detestáveis de Game of Thrones. Posteriormente, se tornou Fedor e sofreu nas mãos de Ramsay. Sua redenção para com os Starks, que mais tarde o personagem reconhece como sua verdadeira família inicia-se ao ajudar Sansa a fugir de Ramsay e vemos sua concretização quando o personagem se dispõe a proteger Bran. Aqui temos um dos pontos mais emocionantes do episódio, pois Bran perdoa Theon que morre em defesa do Corvo de Três Olhos.

Fonte: encurtador.com.br/fxDLV
  • Sor Jorah Mormont

Sor Jorah Mormont, filho do antigo Senhor Comandante da Patrulha da Noite, Jeor Mormont, estava destinado a ser Senhor da Ilha dos Ursos, porém, fugiu de Westeros após Eddard Stark o condenar à morte por vender pessoas como escravos. É no exílio que ele encontra Daenerys Targaryen, inicialmente a espionando e posteriormente  uma protegendo-a e se tornando um amigo de confiança e leal servo.

Após ser curado da Escamagris, Sor Jorah volta a servir Daenerys e se mostra o último recurso quando ela cai de Drogon. Cercados por todos os lados pelo exército inimigo, Sor Jorah conseguiu proteger Daenerys – que pela primeira vez lutou com espada na série – e morreu ao lado da rainha em uma das cenas mais dramáticas do episódio.

Fonte: encurtador.com.br/akoyH
  • Arya Stark

Arya é a grande estrela do episódio e uma das personagens que mais se desenvolveu ao longo da série. Após perder seu pai no final da primeira temporada, a personagem teve que fingir ser um menino para conseguir fugir de Porto Real, foi capturada pela Irmandade sem Bandeira – momento em que tem seu primeiro contato com Melisandre – e por Sandor Clegane, viajou para Bravos onde foi submetida a um intenso e rigoroso treinamento para se tornar um Homem Sem Rosto – o que a torna uma exímia lutadora -, ficou cega temporariamente, retornou a Westeros, vingou o Casamento Vermelho e, finalmente, reencontrou sua família em Winterfell.

Em certo momento do episódio Beric Dondarrion se sacrifica para salvar Arya e descobrimos que esse era o seu propósito de vida. É aqui que Arya e Melisandre se reencontram e a sacerdotisa reorienta Arya para o verdadeiro foco da guerra: o Rei da Noite.

Fonte: encurtador.com.br/ftMX2

Posteriormente, quando tudo parece perdido e o fim próximo, Arya surge como a salvadora e põe fim à batalha ao derrotar o Rei da Noite com uma adaga de aço valiriano – coincidentemente, a mesma adaga utilizada em uma tentativa de assassinato a Bran, na primeira temporada e que foi um dos motivos para o início da guerra dos tronos. Após ser destruído, todas as criaturas criadas pelo Rei da Noite também são e assim se encerra a Longa Noite de Game of Thrones.

Fonte: encurtador.com.br/mwQWX

Game of Thrones foi capaz de, mais uma vez, surpreender os telespectadores, já que muitos acreditavam que Jon ou Daenerys – embasando-se na teoria do Azor Ahai – seriam os responsáveis pela destruição do Rei da Noite, o que acarretou muitos elogios à série. Contudo, alguns fãs criticaram o episódio pelo mesmo motivo afirmando que os roteiristas desprezaram todas as teorias construídas ao longo da série. Agora, nos resta aguardar os próximos capítulos.