Abertura do CAOS 2021 aborda atuação da Psicologia na tragédia de Brumadinho

Teve início na manhã desta quarta, dia 3, a 6ª edição do CAOS – Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia, com o tema “Psicologia e Atuação Psicossocial em Situações de Emergência”, um tema que gerou muita expectativa ao ser divulgado. O esquenta cultural que começou as 08h45 dessa manhã de quarta-feira teve muita música com Victória Cardoso, e a cerimônia de abertura contou com a participação do Reitor Marcelo Müller, o pastor Heitor Stahnke e a coordenadora do curso de psicologia Dra. Irenides Teixeira.

Fonte: encurtador.com.br/bwT14

A palestra que tratou do Impacto na Atenção Psicossocial e Saúde Mental da População de Brumadinho Após a Tragédia, contou com a brilhante apresentação do especialista em saúde mental e Mestre em estudos psicanalíticos Bernardo Dolabella Melo e mediação do Prof. Me. Sonielson Luciano de Sousa, e foi transmitida pelo Youtube no canal do curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra.

A tragédia que aconteceu em Brumadinho, no ano de 2019, não foi só um desastre ambiental, mas o maior acidente de trabalho no Brasil e tirou a vida de 264 pessoas e outras continuam desaparecidas. O rompimento da barragem da Vale S.A. teve impacto na economia, no abastecimento de água da região e impactos ambientais gigantescos, principalmente no Rio São Francisco e Paraopeba que mesmo após um ano continuam contaminados, mas o impacto social se sobressai, regiões inteiras tiveram que ser evacuadas e muitas pessoas perderam tudo que tinha, isso impacta diretamente na visão de futuro das pessoas, saúde mental e do senso de comunidade.

O Me. Bernardo Dolabella começou a palestra com uma introdução a história da psicologia dos desastres e emergências, uma área relativamente nova da psicologia que mostra como deve ser a atuação dos profissionais de psicologia nesses casos. Os estudos sobre os eventos de desastre e emergência são aproveitados para que os profissionais e a população estejam cada vez mais precavidos em eventos futuros, como disse o palestrante: “Todo caos gera um aprendizado”.

Fonte: encurtador.com.br/qtAE6

Durante a apresentação os participantes do congresso comentavam no chat, fazendo pontuações e questionamentos sobre o assunto. Isso ocorreu durante todo o evento, e o professor se mostrou disponível para esclarecer as dúvidas, que foram muitas já que ele participou pessoalmente do acidente em Brumadinho juntamente com uma equipe de 40 psicólogos voluntários. Segundo o Me. Bernardo Dolabella o principal objetivo dos psicólogos(as) nesses casos é oferecer um espaço para as pessoas depositarem suas dores e incentivar o resgate da autonomia.

O primeiro evento do CAOS resumiu bem o clima do congresso, assuntos muito interessantes, alunos e professores engajados em trabalhar juntos para compartilhar conhecimento, uma grande satisfação com a oportunidade de ter contato com essa área da psicologia que é tão importante atualmente e a empolgação para os demais eventos da semana. Para se inscrever basta entrar no site e seguir a programação.