Caos 2020: Avaliação Psicológica na criança e no adulto é debatida

Durante o Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia (CAOS 2020), no dia 04 de novembro foi realizado minicurso das 19h às 22h, em que a psicóloga e professora Izabela Querido (CRP 023/506) conduziu a mediação sobre “Avaliação psicológica na criança e no adulto”, com a contribuição da psicóloga Geovanna Gomes (CRP23/1723) psicóloga (CEULP/ULBRA). Pós-graduanda em Neuropsicologia (NEPNEURO – GO. Atua no Life Center Hospital – Instituto de Neurociência de Palmas com Avaliação Neuropsicológica Infantil, Adolescente e Adulto. Atua, também, na Clínica Cuidare – Desenvolvimento Infantil com trabalhos na área da Neuropsicologia.

A psicóloga convidada iniciou sua fala diferenciando sobre avaliação psicológica e avaliação neuropsicológica, que esta é sua atuação atual. Na qual as duas avaliações serão aplicadas a depender da demanda e finalidade da investigação trazido ao profissional de psicologia. Onde o processo neuropsicológico avalia questões de cunho cognitivo, neuropsicológico, memória e raciocínio, já na avaliação psicológica procura analisar estado emocional, psicológico do paciente.

Geovanna ainda ressaltou aspectos éticos durante as avaliações que o profissional em psicologia precisa se atentar, visto que o processo avaliativo precisa ser aplicado de forma confortável e respeitosa para o paciente em questão. Ela mencionou ainda, o acompanhamento a cada atendimento e avaliação, para monitorar os efeitos do processo avaliativo no indivíduo, já que este pode acessar conteúdo próprios que gerem conflitos ou desconfortos.

Finalizou demonstrando as etapas para a elaboração dos laudos diante das avaliações, e a importância e responsabilidade que os psicólogos têm diante do resultado que o documento pode gerar na vida do paciente. Da mesma forma, quando este resultado influencia na decisão de uma equipe multiprofissional seja hospitalar, jurídica ou social. E do papel responsável que os psicólogos e psicólogas têm diante de vários cenários de atuação.