Caos 2022 promove minicurso com o tema “Desigualdade de Gênero e o Empreendedorismo feminino: Uma discussão Atual”

Nesta quarta-feira, 23, aconteceu o minicurso com o tema: “Desigualdade de Gênero e o Empreendedorismo Feminino: Uma Discussão Atual” como parte da programação do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia 2022 (CAOS), nas dependências do CEULP/ULBRA.

O evento foi ministrado pela psicóloga Almerinda Maria Skeff Cunha, egressa do Ceulp/Ulbra, psicóloga clínica, Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT), Especialista em Gestão de Pessoas (UFT), Psicóloga credenciada ao GGEM – Tribunal de Justiça do Tocantins.

Após se apresentar, Almerinda iniciou o minicurso falando que o tema veio ao encontro de sua pesquisa para a tese de doutorado. Falou também sobre os principais fatos históricos que contribuíram para a entrada da mulher no mundo dos negócios, empreendedorismos feminino, desafios, barreiras e curiosidades sobre mulheres empreendedoras.

Fonte: Arquivo Pessoal

Em se tratando da mulher no mundo dos negócios, ela tende a desempenhar dupla e até tripla jornada de trabalho, este acúmulo se mostra como um elemento de tensão, e que mesmo ela tendo cada vez mais conquistado espaço no mercado de trabalho ainda há desigualdade de gênero.

A ação de empreender visa sobretudo a capacidade que o sujeito tem de transformar uma ideia em realidade, sobretudo de participar da criação de um negócio. A Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2014 intitulou o dia 19 de novembro como o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino a fim de evidenciar e valorizar as mulheres que atuam enquanto protagonistas campo empresarial e uma curiosidade relevante é que aqui no Tocantins a Deputada Estadual Valderez Castelo, por meio de um projeto de lei, instituiu o “Dia da Mulher Empreendedora Tocantinense” e foi instituído também no mesmo mês 19 de novembro de 2020 (Site oficial da Assembleia Legislativa do Tocantins 2020).

Fonte: Arquivo Pessoal

Ao final a ministrante Almerinda pontuou “acredito que a temática apresentada aqui, ela se faz atual para que a gente possa no meio acadêmico desenvolver debates e análises críticas acerca do lugar da Mulher no mundo atual”

Referência

Clique para acessar o dia_da_mulher_empreendedora_tocantinense.pdf