Projeto Crescer realiza centenas de intervenções terapêuticas na comunidade

O CRESCER é um Programa de Extensão Interdisciplinar do curso de Psicologia da Ulbra Palmas que envolve as disciplinas de Processos Grupais, Intervenção em Grupos, Ética e Intervenção em Situação de Crise, tendo em vista a realização de atividades grupais e comunitárias com base nos saberes da Psicologia, que busca fomentar conscientização e autonomia para promover saúde mental da população, desenvolver habilidades de autorregulação emocional, a partir diferentes ações coletivas com o estabelecimento de práticas terapêuticas intra e intersubjetivas.

As ações deste semestre são coordenadas pelo prof. Sonielson Sousa e, em campo, são mediadas por acadêmicos(as) de Psicologia, em parceria com instituições públicas e privadas, mas também em ambientes informais de convivência coletiva (praças, feiras, espaço cultural etc).

O projeto garante o desenvolvimento de competências e habilidades dos acadêmicos para atuação em contextos de promoção de saúde mental em grupos. A proposta central é unir os diferentes saberes oriundos das disciplinas referidas para atuação em grupos em contextos de redução de estresse e ansiedade, além de gerar condutas de autocuidado e promoção de saúde mental, a partir do uso de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), tais como meditação, fala e escuta compassiva, Dialética junguiana e comunicação não violenta.

Neste semestre, os acadêmicos atuaram em grupos terapêuticos nos seguintes segmentos: com Jovens de escolas públicas e privadas com sintomas de estresse e ansiedade; Educação emocional para Crianças de escola pública; Autocompaixão e atenção plena para professores da rede particular; Construção de sentido e reafirmação de valores entre idosos do CRAS; Mindfulness, Dialética e Autocompaixão entre usuários da Casa Vera Lúcia; Mindfulness, Dialética e Autocompaixão entre associados à Liga Feminina de Combate ao Câncer; Apoio emocional para mães; Escuta qualificada (com acolhimento) para mulheres vítimas de violência, dentre outros.

Todas as ações estão dentro da política de curricularização da extensão, o que garante que as disciplinas teóricas da Ulbra Palmas ofereçam condições para que os acadêmicos experimentem os pressupostos na prática, a partir do contato com a comunidade.