Luís Alberto fala sobre a importância da atividade física

Ellen Risia Moraes Alves –ellenrisia@rede.ulbra.br

Praticar atividade física nem sempre é uma tarefa fácil, embora entenda-se que através dessa rotina é possível viver com maior qualidade de vida. Geralmente as pessoas têm vivido dias com muita demanda, onde para alguns é impossível encaixar um horário que consiga praticar um esporte, e realizar uma atividade física. Então acabam tornando-se pessoas sedentárias, com indisposição, ocasionando diversas doenças, incsive a mental.

Falando sobre atividade física e seus benefícios, o Encena entrevista o Profissional de Educação Física Luís Alberto Parra, 40 anos, esposo, pai. É egresso do curso de Educação Física da faculdade ULBRA/PALMAS, onde compartilha algumas experiências de pessoas no seu trabalho e de clientes que ele os acompanha como personal e as mudanças que as pessoas alcançam tanto no corpo quanto na maneira de agir e pensar.  

No contexto profissional, atualmente Luís Alberto atua como (Personal trainer tanto de adulto quanto crianças), Professor de Futebol na Academy Santos Palmas, empresário dono da empresa Mega Recreação Esportiva, tendo como ênfase pessoas que buscam mais qualidade de vida por meio da atividade física, ressaltamos que para um bom treino as pessoas tem que ter uma boa orientação.

Pela empresa Mega Recreação Esportiva realizamos eventos de recreação em aniversários, confraternizações, onde buscamos resgatar as brincadeiras antigas, e em especial as crianças e adolescente tenham uma melhor interação.  

(En)Cena – Em seus relatos, é possível perceber que fez parte de uma geração onde era possível brincar na rua, de bola, pega-pega, queimada, esconde-esconde, pular corda, telefone sem fio, jogo da velha, bolinha de gude, e tantas outras brincadeiras. Você acredita que essas brincadeiras promovem saúde para o corpo e para a mente?

Luís Alberto – Com certeza, as brincadeiras de rua de antigamente tinham também um enorme benefício, era a socialização entre as crianças, promovendo ainda benefícios à saúde física e psíquica. Através das brincadeiras era possível desenvolver amizades onde muitas perpetuam até os dias atuais.    

(En)Cena – Luís Alberto na sua infância você vivenciou brincadeiras saudáveis e atualmente se vê utilizando como um instrumento de trabalho. 

Luís Alberto – Sim, inclusive em nossa empresa Mega Recreação Esportiva trazemos a essência dessas brincadeiras com o intuito de movimentar o corpo, trazer socialização e promover saúde psíquica aos participantes.

(En)Cena – Qual a sua percepção sobre as crianças e jovens e a maneira que se envolvem com as brincadeiras recreativas em eventos? Elas participam ou possuem alguma dificuldade para sair das telas e entrar no clima recreativo? 

Luís Alberto – Atualmente a maioria das crianças e dos adolescentes tem ficado muito tempo diante das telas, sendo na tv, tabletes ou celulares, e com isso vem aumentando o sedentarismo nesta faixa etária. Mas quando participam de eventos têm uma interação excelente, não havendo dificuldade de entrosamento dos participantes. 

(En)Cena – Luís Alberto, conta pra gente como foi a sua escolha em trabalhar como Educador Físico?

Luís Alberto – Na verdade eu fui escolhido por essa profissão, na época do vestibular foi a única opção, pois eu tinha que trabalhar durante o dia e estudar a noite, em meu primeiro dia de aula, era o único que não praticava algum esporte, todos faziam: karatê, vôlei, jogavam futebol, basquete  e etc… No entanto fui agraciado em cada aula como era um curso maravilhoso e fui me apaixonando pela educação física e pelo que poderia fazer pelas pessoas e também por mim.

(En)Cena – Há quanto tempo está atuando nessa área, e como foi a sua jornada acadêmica?

Luís Alberto – Estou atuando há 15 anos, a jornada acadêmica foi momentos de muitas descobertas, sofrimentos, vontade de desistir, medos, frustrações e conquistas. Sustos em minha primeira apresentação na frente da turma, susto na primeira vez em contato com um cadáver. Foi também onde descobri o dom de conquistar uma turma com média de 40 alunos de uma sala de aula, descobri os folgados que só queriam fazer trabalhos em grupo para poder não fazer nada, e descobri também o grande coração de alguns colegas acadêmicos que estendiam as mãos para ajudar o próximo, tínhamos uma parceria muito boa com algumas pessoas.

(En)Cena – Quais são os maiores desafios enfrentados pelo educador físico?

Luís Alberto – Mão de obra sem qualificação, infelizmente alguns colegas não buscam melhorias para sua profissão, não buscam se aperfeiçoar e com isso o valor da hora aula que poderia ser bem melhor acaba sendo um valor que não é justo para o Professor. Dentro das escolas temos um grande desafio que é ter apoio para participar de jogos, outro grande desafio é a desunião de muitos colegas.

(En)Cena – Seu trabalho é focado em alguma área específica?

Luís Alberto – Hoje trabalho como Personal Trainer, temos uma empresa de Recreação Lazer e atividade física, onde atuamos com treinamento físico, grupos de corridas, ginástica laboral.

(En)Cena – Tem idade correta para iniciar alguma atividade física?

Luís Alberto – Quanto antes começar a fazer uma atividade física melhor, as pessoas terão mais benefícios quando estiverem na fase adulta. Atividade Física sobre uma boa orientação é fundamental.

(En)Cena – Qual a importância da atividade física para a saúde mental?

Luís Alberto – Tem uma importância fundamental, ela ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade, a depressão e também melhora o humor. Além disso, ela pode aumentar o bom humor, a confiança e elevar os níveis de energia e ainda melhora a memória.

A atividade física é importante para manter a saúde física e mental o que é importantíssimo para o bem estar físico e mental

 (En)Cena – Você atende ou já atendeu pessoas que buscam ou buscaram praticar atividade física para o controle da ansiedade?

Luís Alberto – Sim, com a prática da atividade física a pessoa consequentemente irá melhorar a autoestima, reduzir o estresse, a ansiedade, diminuindo ataques de pânicos, pois a atividade física auxilia no relaxamento proporcionando uma melhora em relação aos sintomas da ansiedade. 

(En)Cena – Existe alguma diferença entre atividade física e exercício físico? Qual o mais indicado para quem busca saúde para a mente?

Luís Alberto – Atividade física é qualquer movimento corporal que promove um gasto energético maior do que se o corpo estivesse em repouso. Já o exercício físico é uma atividade física mais planejada e estruturada de acordo com um objetivo.

Procure um Professor de Educação Física pra passar um exercício físico de forma planejada e de acordo com sua necessidade

(En)Cena – O atendimento para o público que você atende é feito de forma individual e em grupo?

Luís Alberto – Temos atendimento individual e coletivo.

(En)Cena – Luís Alberto, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS, 2020), apresentou que no Brasil mais da metade dos adultos apresentam excesso de peso, e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) uma pesquisa apontou que o Brasil tem a população mais ansiosa do mundo, você acredita que existe relação com o sedentarismo?

Luís Alberto – Acredito que todos esses problemas estão interligados, pois excesso de peso em alguns casos vem com a ansiedade, pois a pessoa ansiosa tem a tendência a esta toda hora comendo e isso vai se tornando  um hábito, e com o excesso de peso vem o sedentarismo e outras doenças.

(En)Cena – Qual mensagem você deixa para os nossos leitores?

Luís Alberto – Pratique atividade física, aproxime se de quem tenha esse hábito, participe de um grupo de corridas, de trilhas, jogue bola com seus filhos, ande com seus cachorros, deixe o carro, a moto um pouco em casa, precisamos ter mais hábitos saudáveis, precisamos deixar a tecnologia um pouco de lado e aproveitar mais a vida.