Volta as aulas: um sofrimento para pais e filhos

Para se ter bons resultados, é preciso que os pais participem da rotina escolar dos seus filhos


Qualquer pessoa neste mundo adoraria ter uma rotina leve e sem compromisso, geralmente é assim nas férias, descansar e curtir. Mas as férias um dia acabam e voltar a rotina é necessário, e nessa hora a paz deixa de reinar.

Ana Beatriz trabalha como vendedora e tem dois filhos, Amanda de 7 e Leonardo de 5. Durante as férias tudo vai muito bem, mas o problema aparece assim que voltam as aulas, “Durante as férias eles se acostumam a dormir tarde e acordar tarde como também estou de férias, não vejo problema, mas quando voltam as aulas é bem difícil, porque eles desacostumaram a levantar cedo e aí eu até perco a paciência as vezes tentando tirá-los da cama” conta Ana Beatriz.

Esse tipo de caso é muito comum nessas épocas de volta as aulas mas pesquisadores alertam para a necessidade de manter um rotina de horários para que casos como o de Ana Beatriz não interfiram na vida estudantil da criança.

Para se ter bons resultados é preciso que os pais participem da rotina escolar dos filhos, de que forma: estabelecendo uma rotina. Isso irá mostrar para a criança que dormir e se alimentar no mesmo horário todos os dias contribui para o bom funcionamento de todo o organismo. A falta de rotina gera inseguranças e dificulta a assimilação de normas e regras que são necessárias para desempenho estudantil da criança.

Outra dica é que através do exemplo os pais deixem claro que estudar é uma prioridade e deve ser tratada como tal, para isso devem acompanhar de perto os filhos durantes o tempo em que estiverem em casa. Os pais devem acompanhar a execução da tarefa, estimulando e ajudando o filho a pensar melhor caso ele tenha dificuldade com algum assunto.

Apesar de ser importante ter uma rotina, preencher todo o tempo das crianças com atividades pode ser muito prejudicial também, podendo gerar uma sobrecarga que vai acabar desestimulando e gerando o sentimento de que ela não está correspondendo às expectativas. É importante ter um tempo livre durante a semana para brincar, relaxar e se divertir junto com a família.

Via: http://www.bolsademulher.com/bebe/6-atitudes-dos-pais-que-prejudicam-as-criancas-na-escola