Chegamos ao segundo dia do 6º Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS. Dentre vários minicursos propostos para os inscritos no evento, nessa manhã do dia 04 de novembro, um dos minicursos foi ministrado por Ladislau Ribeiro do Nascimento, professor no Curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde da Universidade Federal do Tocantins. Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo – USP, com estágio doutoral na Division of Health Research – Lancaster University (Reino Unido).
O minicurso abordou o tema “Efeitos Psicossociais da Pandemia na Vida das Crianças”, com transmissão pelo Google Meet, e mediado pela acadêmica de Psicologia Gabriela Alves de Oliveira.
O ilustre convidado iniciou sua fala com duas perguntas norteadoras: Quais são os principais efeitos psicossociais da pandemia na vida escolar das crianças? Como devemos agir para enfrentarmos as sequelas da pandemia nesta população? Ladislau Ribeiro também promoveu duas dinâmicas, a primeira referente às emoções sentidas no início da pandemia, e a palavra MEDO predominou. A segunda dinâmica referente às emoções sentidas atualmente, e a palavra ESPERANÇA definiu bem o atual cenário.
Também foi explorado os impactos da pandemia na vida escolar das crianças, tamanha lacuna que foi gerada no desenvolvimento escolar. Com o fechamento das escolas, foi evidenciado a desigualdade social, muitos alunos que não tinham acesso à internet e celulares, tiveram grandes perdas no aprendizado. Ladislau Ribeiro também explicou sobre a ambivalência de sentimentos por parte das crianças durante a pandemia, hora de alegria por estarem mais próximos dos pais, hora de tristeza e medo por absorverem o drama do caos instaurado.
Crianças longe dos seus espaços necessários para um bom desenvolvimento, rupturas com seus pares, e invisibilidade destas pequenas pessoas também foram temas visitados no minicurso. Mais de 1,6 bilhões de crianças sofreram algum dano relacionado com a educação (UNICEF, 2021), foram dados trazidos ao evento desta manhã. O convidado ainda explicou sobre a importância de promover espaços de comunicação de emoções para as crianças e finalizou com os três princípios fundamentais para lidar com a saúde mental das crianças, sendo eles: Compromisso, Comunicação e Ação.
O segundo dia de programação do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia só está começando e ainda dá tempo de se inscrever no CAOS, pelo site.