Menopausa: pesquisa aponta que sintomas não são levados a sério

Compartilhe este conteúdo:

Psicóloga transforma menopausa em poesia e potência

Carol Petrolini retrata o fim de um ciclo feminino com profundidade e reflete sobre a importância de uma rede de apoio e acolhimento

O silêncio em torno do fim dos ciclos femininos é quebrado com sensibilidade no novo livro da psicóloga e escritora Carol Petrolini. Em Depois da última lua, lançamento da Cortez Editora, a autora mergulha no universo íntimo de Inês, mulher que se vê às voltas com as transformações físicas e emocionais da menopausa e do climatério.

Com linguagem afetiva e ritmo poético, Carol entrega mais do que um retrato de dores e descobertas individuais. Ela constrói, ao redor de Inês, uma teia de outras vozes femininas que se cruzam, se ouvem e se acolhem, entre elas a mãe, dona Lu, a filha, Alice, e a prima cardiologista, Larissa. Cada personagem ajuda a compor uma narrativa coletiva e simbólica, como uma colcha de retalhos costurada com carinho, escuta e presença.

A maturidade, quase sempre vista como encerramento, ganha em Depois da última lua uma nova perspectiva: a de recomeço e potência. A autora apresenta uma história que respeita o tempo interno das personagens e trata temas como corpo, memória, identidade e autoconhecimento com a leveza de quem reconhece a complexidade daquilo que não costuma ser dito e nem exposto. Enquanto lida com sintomas que considera preocupantes, a protagonista se questiona se é possível envelhecer bem como mulher.

O que, afinal, era isso tudo? A explosão de raiva, o choro desenfreado.
Estava mesmo perdendo o controle? De onde vinham tantas
lágrimas, tanto calor, tanto suor, tantas águas?
(Depois da última lua, p. 19)

Carol Petrolini imprime na obra sua escuta clínica e a percepção do feminino em todas as suas nuances. A psicóloga fala com e por muitas mulheres, mesmo aquelas que ainda não chegaram à menopausa, mas desejam compreendê-la com menos medo e mais presença.

Depois da última lua é o segundo livro da autora. O primeiro título, A Lua de Alice: uma história sobre a primeira menstruação e os ciclos femininos, também explora o universo simbólico do corpo da mulher, desta vez a partir da infância. Em ambos, a escritora constrói uma ponte entre os começos e os fins, honrando o ciclo da vida com beleza, coragem e poesia.

Ficha Técnica :

Título: Depois da última lua
Subtítulo: Uma história sobre o fim dos ciclos femininos e a idade madura
Autor: Carol Petrolini
Editora: Cortez
ISBN: 978-65-5555-570-7
Páginas: 168
Preço: R$ 78,00
Onde encontrar: Amazon

Sobre a autora: Carol Petrolini é psicóloga do TJSP e escritora. Além do lançamento Depois da Última Lua: Uma história sobre o fim dos ciclos femininos e a idade madura, é autora de A Lua de Alice: uma história sobre a primeira menstruação e os ciclos femininos (2020, Cortez Editora). Coordena grupos de adolescentes sobre os ciclos femininos e rodas de conversa do tema em escolas.

Instagram @carol.petrolini

Sobre a Cortez Editora: Foi a solidez do trabalho feito que estimulou a Cortez Editora a expandir e mostrar ao mundo toda a riqueza da cultura brasileira e a densidade ímpar de seus autores. Seu catálogo é referência nas áreas de Literatura Infantil e Juvenil, Educação, Serviço Social, Ciências da Linguagem, Ciências Sociais, Ciências Ambientais e Psicologia.

Site: Cortez Editora 

Redes Sociais: Instagram: Cortez Editora | Youtube: TV Cortez | Facebook: Cortez Editora 

Compartilhe este conteúdo:
Agência de Comunicação é reconhecida como a principal agência especializada na divulgação de livros no Brasil. Desde sua fundação em 2010 por Lilian Cardoso, a empresa já promoveu mais de 4 mil títulos, alcançando ampla visibilidade na mídia nacional, incluindo veículos como Folha de S.Paulo, Estadão, O Globo, Veja e programas de televisão como Fantástico e Encontro com Fátima Bernardes.

Deixe um comentário