Gestantes no SUS: transformações e desafios

O Sistema Único de Saúde (SUS), criado na Constituição de 1988 e regulamentado pelas leis 8.080/90 e 8.142/90, constitui uma rede de saúde organizada e hierarquizada, que busca ofertar serviços de prevenção, proteção e recuperação da saúde. Um sistema muito bem elaborado e colocadoem prática com muita luta. Atualmente, faço parte da parcela mínima da população brasileira que tem um plano de saúde. Porém, entrei nessa parcela a pouco tempo, em agosto de 2014, junto com o contrato de trabalho. Assim como a minha família, eu sempre utilizei o SUS. Foram experiências marcadas por alegrias e tristezas, lutas e vitórias.

Começamos por minha mãe, ela teve 3 filhos e 2 filhas. As três primeiras gestações, nos anos de 1986, 1989 (meu nascimento) e 1992, com o início da implantação do SUS. Foram de muito sofrimentos, dores físicas e emocionais insuportáveis, como a morte do filho em 1992 por falta de prevenção, equipamentos e responsabilidade profissional. Porém, com o avanço do sistema do SUS, as duas últimas gestações, 1994 e 1999, foram tranquilas e de grandes alegrias.

Fonte: https://bit.ly/2tb3TXz

Conheci melhor o SUS com implantação do Programa Saúde da Família. Foi ali que a comunidade local e eu tivemos acesso total a saúde. Agentes comunitários e equipe médica visitando casas, unidades de saúde mais próximos, campanhas de prevenção, acompanhamento a gestantes e grande alegria com o nascimento de irmãos, sobrinhos, primos… Agora sim, a Saúde era para todos. Utilizei o SUS em diferentes cidades dos três estados que já morei e sempre fui atendida dentro do sistema amplo que é o SUS. Algumas vezes muito bem atendida, outras vezes nem tanto, devido à falta de informação e capacitação de profissionais que trabalham no SUS, o que é ainda é um grande desafio.

A pouco tempo, não conhecia outra forma de saúde que não fosse o SUS e, atualmente, mesmo com plano de saúde, o SUS continua fazendo parte da minha vida e digo com orgulho que a melhor forma de saúde que conheço é o Sistema Único de Saúde, mesmo com as suas imperfeições na prática. A luta por saúde para todos com integridade, equidade e universalidade deve ser batalha de toda a população.