Acadêmicos recebem visita de psicólogo egresso do Ceulp/Ulbra

Ruam Pimentel é mestrando na área de avaliação psicológica

Nessa terça-feira (31) os alunos da disciplina de Métodos e Técnicas de Avaliação Psicológica I receberam a visita do psicólogo egresso do Ceulp/Ulbra Ruam Pimentel. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o método Rorschach, que consiste em cartões com manchas de tinta para identificar traços de personalidade, muito usado em avaliações psicológicas.

Os acadêmicos da disciplina estudarão durante o semestre diversos testes projetivos de personalidade, e Ruam, que faz sua pesquisa de mestrado com o Rorschach, pôde passar suas experiências. Através da exposição feita pelo psicólogo, os alunos tiveram contato com a história e construção do material do método, discutindo sobre quando usar o teste, os cuidados na aplicação e alguns resultados de casos.

Para a Profa. Me. Muriel Rodrigues, que ministra a disciplina, a visita de Ruam foi importante, pois “foi uma oportunidade para os alunos também perceberem o ‘após a graduação’. A experiência que o Ruam trouxe foi que na graduação ele já se interessava e se dedicou ao método do Rorschach, e que no mestrado colheu frutos dessa dedicação enquanto acadêmico. Discutimos sobre os campos que os alunos podem ter como oportunidades de atuação, e essa troca motiva os alunos a se dedicarem, a descobrirem o que gostam e aprofundar nesse conhecimento.”, aponta.

Ruam Pimentel é mestrando pela Universidade São Francisco, em São Paulo. O psicólogo participa da linha de pesquisa “Avaliação psicológica em contextos da saúde mental”, que produz estudos de construção e validação de instrumentos e procedimentos de avaliação psicológica em psicodiagnóstico e intervenção. Ruam Pimentel tem como orientadora a professora Doutora Anna Elisa Villemor-Amaral (lattes), referência brasileira em Pesquisas com o Rorschach, Pfister e avaliação terapêutica.