Antropologia e Psicologia do Trabalho fazem ação conjunta

Disciplinas irão reunir acadêmicos para abordar a crítica ao trabalho pela visão marxista

As disciplinas de Antropologia e Psicologia do Trabalho, ministradas respectivamente pelos professores Sonielson Luciano de Sousa e Thaís Moura Monteiro, irão realizar evento conjunto nesta quarta-feira, dia 28/02/2018, às 9h, no miniauditório 543.

Durante o evento os acadêmicos de ambas as disciplinas irão ter acesso à crítica marxista à esfera do trabalho, notadamente no que se refere às ideias dominantes como balizadoras de estilos de vida. Neste sentido, a hipervalorização do trabalho em relação ao ócio faz parte de uma construção ideológica que rechaça o tempo livre e coopta os trabalhadores em todas as esferas de sua vida. Esta é a principal crítica marxista ao liberalismo e que, para parte da Psicologia, está por trás das psicopatologias contemporâneas relacionadas ao trabalho.

As discussões serão conduzidas pelo professor Sonielson com o apoio da professora Thaís, e contemplarão autores atuais que buscam a interdisciplinaridade entre Antropologia, Filosofia e Psicologia. Dentre estes autores estão o sul-coreano Byung-Chul Han e os brasileiros Joel Birman e Jurandir Freire Costa. Em relação às consequências psicológicas da hipervalorização do trabalho e negligência de outras esferas da vida estão a compulsão à repetição, depressões, transtornos de sono e síndromes como Burnout.

Em relação à crítica marxista, está a luta de classes, a mais valia absoluta e relativa, a reproideologia burguesa e a constante captura do tempo dos trabalhadores por parte dos empregadores.