Bases Biológicas problematiza a dor crônica

A disciplina de Bases Biológicas do Comportamento Humano, ministrada pela profa. Me. Ruth Cabral, problematizou nesta segunda-feira, 22/10, a atuação da Psicologia, a partir de processos terapêuticos e intervenção em crise, sobre o fenômeno da dor crônica. Um grupo de academicxs colaborou com as discussões com a apresentação de um seminário.

Fonte: Arquivo Pessoal

Dentre os assuntos abordados, foi destacado o processo histórico de como o fenômeno vem sendo encarado no Ocidente, as visões clássicas e religiosas sobre o assunto, além das modernas formas de intervenção sobre a dor, cujo enfoque passa a ser nos aspectos biológicos e psicológicos. ‘Neste processo, é importante destacar aspectos como o impacto familiar nas interações com o sujeito com dor crônica, tendo em vista que tais dinâmicas podem atenuar ou agravar os quadros’, destaca Ruth.

Durante as discussões, foram destacados os limites da Medicina e da Psicologia sobre as origens de algumas dores crônicas como a Fibromialgia, cuja gênese está associada eminentemente a aspectos psicológicos, e que carrega uma série de estigmas que devem ser encarados com cuidado por parte dos profissionais de Psicologia.

Ainda durante a aula, também foram levantados os últimos dados e pesquisas relacionadas ao tema, além de serem elencadas as principais patologias alvo de intervenção da Psicoterapia, bem como métodos/técnicas de intervenção clínica.

Este e outros assuntos fazem parte de uma série de aulas que problematizam questões biológicas e psicológicas que impactam no comportamento e na vida dos sujeitos.

Psicólogo. Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT). Pós-graduado em Docência Universitária, Comunicação e Novas Tecnologias (UNITINS) e em Psicologia Analítica (UNYLEYA-DF). Filósofo, pela Universidade Católica de Brasília. Bacharel em Comunicação Social (CEULP/ULBRA), com enfoque em Jornalismo Cultural; é editor do jornal e site O GIRASSOL, Coordenador Editorial do Portal (En)Cena.