Caos 2019 irá abordar o olhar da ciência sobre a homofobia e reorientação Sexual

Entender os contextos político, social e psíquico pelos quais opera a lógica do preconceito é de fundamental importância, tendo em vista o caráter social e humanista presentes na prática profissional dos/as psicólogos/as.

Dois dos temas mais emergentes da Psicologia, a homofobia e a reorientação sexual, terá espaço na palestra de encerramento do Caos 2019, que será ministrada pelo psicólogo mineiro Fábio Baía, no dia 24 de maio de 2019, às 19h, no auditório central do Ceulp/Ulbra.

A homofobia, hoje, é pauta recorrente na intervenção clínica por causar de uma série de danos psicológicos às vítimas. Neste sentido, entender os contextos político, social e psíquico pelos quais ela opera é de fundamental importância, tendo em vista o caráter social e humanista presentes na prática profissional dos/as psicólogos/as.

Na mesma perspectiva, Fábio Baía irá abordar a problemática da reorientação sexual, e o papel da Psicologia no processo de quebra de preconceitos, além da necessidade dos profissionais, ao seguir os princípios éticos, combater a prática da reorientação sexual, bem como promover a diversidade e da dignidade humana. Toda a palestra será balizada pelo que há de mais atual em termos de paradigmas científicos.

Fonte: Arquivo Pessoal

Fábio Baía é psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006), mestre em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (2008) e doutor em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (2013). Foi membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás.

O palestrante também foi presidente da Associação Brasileira de Análise do Comportamento (ACBr) biênio 2016-2017 e diretor da Faculdade de Psicologia da UniRV 2015-2018. Atualmente é professor titular da Universidade de Rio Verde, Líder do Grupo de Pesquisa ‘Análise do Comportamento nos três níveis de seleção’, membro do Grupo Internacional de Pesquisadores Culturo Behavior System Sciences e coordenador do Laboratório de Psicologia Experimental (LAPEX-UniRV). Fábio também tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: fenômenos sociais, metacontingência, práticas culturais, macrocontingência.

Psicólogo. Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT). Pós-graduado em Docência Universitária, Comunicação e Novas Tecnologias (UNITINS) e em Psicologia Analítica (UNYLEYA-DF). Filósofo, pela Universidade Católica de Brasília. Bacharel em Comunicação Social (CEULP/ULBRA), com enfoque em Jornalismo Cultural; é editor do jornal e site O GIRASSOL, Coordenador Editorial do Portal (En)Cena.