CAOS 2019: Violência de gênero nas relações é pauta em sessões técnicas

No dia 23 de maio, ocorreram na sala 217 do CEULP as sessões técnicas, como parte da programação da quarta edição do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia (CAOS), mediadas pela Profª Me. Cristina D’Ornellas Filipakis. Dentre os temas discutidos, houve “Impactos da situação de violência de gênero sobre o relacionar-se”, artigo produzido pelas egressas do curso Psicologia do CEULP, Amanda Évem Sena Cristo e Gleycielle Silva Magalhães, supervisionadas por Cristina

A apresentação foi realizada por Gleycielle, que falou sobre a violência como processo de uso da força ou do poder sobre outra pessoa, causando algum tipo de dano e que o meio intrafamiliar pode ser um dos cenários para que ocorra essa violência, assim como esta pode influenciar na forma como a pessoa se relaciona. Gleycielle também apresentou as diferenças entre violência contra a mulher, violência doméstica e violência de gênero.

Fonte: encurtador.com.br/npyOV

Como aporte teórico, Gleycielle apresentou sobre a teoria geral dos sistemas,  sobre a teoria cibernética e sobre a teoria da comunicação. Utilizou – se de vinhetas clínicas  (falas pontuais dos clientes) para exemplificar os fenômenos de triangulação e diferenciação do self.

Por fim, Gleycielle apresentou sobre a abordagem utilizada nos atendimentos, sendo a Psicoterapia Sistêmica Novo Paradigmática, baseada nos preceitos de complexidade, instabilidade e intersubjetividade, que consistem em ampliar o foco sobre os sistemas, os considerando como não estáveis e considerando a participação do psicoterapeuta no sistema, que o afeta e é afetado por ele.