Psicoterapia de casais com enfoque na sexualidade é debatida no Caos

O minicurso é parte da programação do CAOS 2019 que acontece no Ceulp até o dia 24 de maio.

Ocorreu na tarde dessa terça-feira (21) nas dependências do CEULP/ULBRA, o minicurso “Psicoterapia de casais com enfoque na sexualidade” como parte da programação do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS 2019. As atividades foram conduzidas pela psicóloga Gisélia Noleto.

No início do minicurso foram promovidas discussões em grupos sobre a atuação do psicólogo frente às novas configurações familiares. Os grupos puderam expor suas idéias no quadro e compará-las. Em um segundo momento, a psicóloga explorou, com enfoque na abordagem sistêmica, o subsistema conjugal e o impacto dos conflitos conjugais no sistema familiar. Gisélia abordou, através de casos clínicos no atendimento de casais, técnicas de terapia sexual e métodos de comunicação, ressaltou também a importância da rede de apoio profissional para o psicólogo.

Para Gisélia, o estudo da sexualidade e da família é importante: “O estudo dessa área é extremamente importante pois as pessoas têm vergonha de expôr. Eu me sinto privilegiada de ter esses casos, por que é difícil você ver na clínica. […] O estudo da família também é importante, especialmente, nessa sociedade que está adoecida. Então essa parte me cabe, nos cabe, enquanto psicoterapeutas: ajudar a fortalecer a célula social”.

Gisélia Noleto é psicóloga egressa do Ceulp/Ulbra e tem experiência clínica no atendimento de casais, adolescentes e famílias, com enfoque na abordagem sistêmica. Mais informações podem ser obtidas no site do evento.