CAOS 2019: padrões estéticos no filme Dumplin’ são discutidos no Psicologia em Debate Especial

Isaura falou sobre os aspectos que permeiam a trama, apresentando a protagonista do filme, mulher gorda, apelidada pela mãe como dumplin’ (fofinha).

No dia 23 de maio, ocorreu na sala 203 do CEULP o Psicologia em Debate Especial, com o tema geral “Cinema e Sexualidade”. Dentre os diversos temas discutidos, a acadêmica de Psicologia do CEULP, Isaura de Bortoli Rossatto, apresentou Dumplin’: padrões estéticos precisam ser desafiados por mulheres grandes. O Psicologia em Debate Especial fez parte da programação da quarta edição do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia (CAOS).

Isaura falou sobre os aspectos que permeiam a trama, apresentando a protagonista do filme, mulher gorda, apelidada pela mãe como dumplin’ (fofinha), que está em luto pela morte da tia que a acolhia, suas inseguranças em relação ao próprio corpo e a competição anual Miss Bluebonnet, ocorrida na cidade do Texas.

Fonte: encurtador.com.br/CJW09

Isaura demonstrou em sua fala a necessidade de se desafiar os padrões estéticos, assim como a forma com que os eufemismos utilizados para se referir a pessoas gordas podem ter significado para quem os fala ou os escuta, afirmando que a palavra “gorda” não é ofensa.

Por fim, Isaura relatou um pouco sobre sua própria história e como passou a se aceitar, finalizando com a frase de Dolly Parton, presente no filme, “descubra quem você é e seja você de propósito”.