CAOS2019: Girassol – um caso de recomeço pós multi violências intrafamiliares

Girassol é uma mulher que vivenciou um relacionamento abusivo e se sentia culpada por ter práticas sexuais sem concordância e sem coerência com suas crenças e preferências pessoais.

Na tarde desta sexta, 24/05, no auditório central do Ceulp/Ulbra, aconteceram os Seminários Clínicos, como parte da programação do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – Caos.  A abertura ficou por conta da coordenadora do Serviço de Psicologia do Ceulp – SEPSI, psicóloga Lorena Dias de Menezes Lima.

A psicóloga Gleycielle Magalhães, egressa do curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra, apresentou o estudo de caso “Girassol: um caso de recomeço pós multi violências intrafamiliares”. Na perspectiva sistêmica, Gleycielle, juntamente com a Professora Mestre Cristina D`Ornellas, que na época era sua supervisora, falaram de Girassol (nome fictício).

Girassol é uma mulher que vivenciou um relacionamento abusivo e se sentia culpada por ter práticas sexuais sem concordância e sem coerência com suas crenças e preferências pessoais. Tem um filho, cujo sofreu abuso do próprio pai, o que posteriormente, gerou uma ação judicial contra o ex-parceiro pela a disputa da guarda da criança. Girassol passou por um intenso julgamento e exposição, o que ocasionou mais sofrimento.

Como possibilidades de intervenção para o caso, Gleycielle utilizou as técnicas de acolhimento, escuta qualificada e perguntas reflexivas, para a ampliação do foco para as relações. Foram realizadas 28 sessões, sendo uma delas em conjunto com a criança. a Psicóloga pontuou que foi possível perceber uma evolução, pois foi observado uma maior estabilidade emocional,  uma perspectiva de futuro e de novos relacionamentos (algo que não acontecia no processo inicial da terapia).