CAOS: Terraquarium é alternativa contra violência ao meio ambiente

Aconteceu nesta quinta-feira, dia 24/08, no Ceulp/Ulbra, o segundo dia de apresentação de trabalhos por comunicação oral nas Sessões Técnicas do Congresso Acadêmico de Saberes da Psicologia – CAOS. Entre os trabalhos expostos estava o “Educação ambiental no Terraquarium: a práxis ambiental como melhoria do comportamento humano perante ao meio”, de autoria da acadêmica de psicologia, Lanusse Guimarães Castro Ribeiro, sob orientação da Profª. Drª. Conceição Aparecida Previero.

A palestrante apresentou Terraquarium: Educação e Meio ambiente, um projeto institucional do Ceulp que visa promover conhecimento, proteção da natureza e desenvolvimento da Educação Ambiental (EA). Esta, foi explanada como ferramenta para minimizar os danos causados pelo ser humano no ambiente e com o intuito de melhorar o relacionamento entre os mesmos.

Atividade de pintura com terra conduzida por Lanusse. Foto: arquivo pessoal.

Ribeiro acrescentou, ainda, a contribuição de um dos mais jovens ramos da psicologia, a Psicologia Ambiental, como a ciência que investigas as interrelações entre o ser humano, o meio ambiente físico e social. Além disso, esta tem como enfoque o espaço físico e o tempo. Também aponta que é dever da Psicologia Ambiental mecanismos de promoção de melhora nessa relação, buscando o equilíbrio desta. Infelizmente, a psicologia não possui números significativos de produções científicas a respeito do meio ambiente, ressalta Ribeiro.

A metodologia utilizada no trabalho foi de caráter lúdico, tendo em vista que o público focalizado pelo projeto é o infantil. Nisto, o Terraquarium tem como atividades desenvolvidas: o passeio com observação de animais taxidermizados; a plantação de mudas e hortaliças; a exposição de animais peçonhentos; e a pintura de desenhos com terra. Por meio dessas práticas o projeto promove melhoria do comportamento humano perante ao meio, isto é, diminui comportamento violentos contra o meio ambiente.

Aves taxidermizadas. Foto: arquivo pessoal.

Nessa perspectiva, a autora salientou a relevância social do desenvolvimento ambiental em crianças do ensino fundamental das escolas de Palmas; e que a Educação Ambiental está dentro de um processo educacional continuo. Por fim, encerrou a apresentação citando Paulo Freire:

Fonte: https://goo.gl/dBwx7c

Terraquarium, o que é?

O Centro Universitário Luterano de Palmas tem uma história de conquista em favor da educação. Preocupado com a exploração desordenada e predatória da flora e fauna do Cerrado, como acontece em nosso estado e com atenção voltada para as questões ambientais, não apenas como instrumento de estudo básico, mas visando a valorização e proteção da natureza em todas as suas manifestações, procura contribuir para a proteção, conhecimento e valorização da natureza e desenvolvimento da Educação Ambiental propondo a criação do Terraquarium: Educação e Meio ambiente. De forma a permitir que acadêmicos e comunidade compreendam a natureza complexa do ambiente e suas interações, promovendo uma ação reflexiva e prudente sobre os recursos naturais e favorecendo uma participação responsável nas decisões de melhoria da qualidade do meio natural, social e cultural.

A temática Meio Ambiente é considerada pelo MEC um tema transversal e perpassa em todas as áreas de conhecimento. O projeto em questão tem sido incluído em todos os cursos da Instituição, buscando a participação voluntária dos acadêmicos no desenvolvimento do mesmo.

Por que Caos?

A subversão de conceitos aparentemente fechados é uma das marcas das mentes mais invejáveis de todos os tempos. E pensar de forma subversiva é também quebrar com a linearidade das considerações pré-concebidas. Assim, resignificar e despir as “verdades” são a tônica de toda a produção científica, de toda a produção de saberes. Caso contrário, não se estaria produzindo ciência, mas, antes, dogmas.

A palavra CAOS, neste contexto, ganha especial sentido, já que remete à possibilidade do princípio da impermanência e da criatividade. A Física diz que é do princípio do CAOS que surge parte dos fenômenos imprevisíveis, cuja beleza se materializa na vida que se desnuda a todo instante.

É neste sentido que, também, para a Psicologia, o CAOS possibilita pensar sobre uma maneira de enxergar o Ser para além de rótulos ou de concepções a priori. Este microcosmo humano que é objeto de escrutínio do profissional de Psicologia guarda uma gama de imprevisibilidade e de originalidade que representam a própria riqueza da existência. Afinal, pelo CAOS podem-se iniciar intensos processos de mudanças, autossuperações e singularidades. É pelo princípio do imprevisível e do radicalmente distinto que se vislumbra a beleza da diferença. Estas são, em súmula, as bandeiras da Psicologia, área da ciência calcada essencialmente no Humanismo, que busca elevar a condição humana em toda a sua excentricidade, sem amarras, sem julgamentos. Esse é o princípio do CAOS, o Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia do Ceulp/Ulbra.