#CAOS2018: Comunicação não-violenta é tema de Psicologia em Debate

O Psicologia em Debate Especial é parte da programação do CAOS

Na noite dessa quinta-feira (24) ocorreram as apresentações do Psicologia em Debate Especial “Técnicas de comunicação não violenta”, como parte da programação do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS 2018.  As acadêmicas Daniela Liberato, Iris Márcia da Silva, Iule Landinho, Lorena Dias e Thayna Ribeiro trouxerem técnicas de como ser assertivo dentro dos relacionamentos.

Essa área possui um processo de pesquisa continuo. Inicialmente foi desenvolvida pelo psicólogo clinico Marshall B. Rosenberg, que em seu livro “comunicação não-violenta” traz alguns objetivos, como por exemplo, estabelecer relações de parceria onde elas tenham se fragilizado, aprofundando as relações, trabalhando a linguagem e o pensamento.

Há 4 passos para praticar uma comunicação não violenta. O primeiro consiste na observação, ou seja, olhar para a situação tirando sua própria opinião e julgamento. O segundo envolve a percepção dos sentimentos para entender o porquê de se estar sentido, assumindo-os para não colocar a culpa no outro.  O terceiro está ligado com as necessidades que se quer externalizar e a quarta e última, envolve o pedido, isto é, comunicar de maneira clara seus objetivos.

Os benefícios da CNV são muitos, pois ajuda o indivíduo a reconhecer e expressar vontades pessoais, compreendendo melhor os seus sentimentos, sendo empático com os demais e evitando conflitos e mal-entendidos.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site do evento