#CAOS2018: Massagens / Automassagens é tema de Psicologia em Debate

O Psicologia em Debate Especial é parte da programação do CAOS

Na noite dessa quinta-feira (24) ocorreram as apresentações do Psicologia em Debate Especial “A psicologia e as técnicas integrativas: desafio emergente”, como parte da programação do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS 2018.  As acadêmicas Rafaela Martins, Lorena Dias, Giseli Gonçalves, Vanessa Santos, Nayara Ferreira e Maria Gabriela Rossetto trouxeram uma proposta de apresentação bem dinâmica e aplicaram algumas técnicas de massagens/automassagens.

Inicialmente, Giseli fez uma contextualização do assunto falando sobre as origens e algumas conceituações. A finalidade principal dessas técnicas é relaxar, nutrir os tecidos, rejuvenescer, aliviar o estresse e a tensão. As debatedoras falaram da importância de discutirmos sobre esse assunto, as massagens/automassagens podem ser utilizadas dentro do contexto terapêutico como um forte aliado para o tratamento do estresse.

Dentre as técnicas que foram apresentadas, o DO-IN, mais conhecida como acupuntura com os dedos, se utiliza dos pontos meridianos energéticos do corpo humano para tratar dores crônicas, acredita-se que essas dores são causadas por uma acumulação de energia negativa. É uma técnica simples, tem uma fácil aplicação e não há contraindicações. Houve também a explicação sobre a EFT (Técnica de Libertação Emocional) sendo um método de desbloqueio emocional, que é centrada na verbalização do problema juntamente com aplicações de técnicas especificas.

E por último, as acadêmicas trouxeram uma técnica para o estabelecimento de vínculo, mais conhecida como Shantala. Essa técnica busca desenvolver a interação mãe-filho, e a partir disso, romper as cadeias de tensões e bloqueios do bebê. É muito importante ficar atento as contraindicações antes das aplicações das técnicas.

Algumas dessas técnicas podem ser encontradas no SUS (Sistema Único de Saúde), facilitando o acesso da população e principalmente integrando conhecimento as práticas terapêuticas.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site do evento