#CAOS2018: Atuação do Psicólogo a partir de Tecnologias Sociais é tema de minicurso

O minicurso é parte da programação do CAOS 2018 que acontece no Ceulp até o dia 25 de maio.

Ocorreu na tarde dessa terça-feira (22) nas dependências do CEULP/ULBRA, o minicurso “A atuação do Psicólogo a partir de Tecnologias Sociais” como parte da programação do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS 2018.  A mediadora Viviane Paiva é Psicologa, especialista em Filosofia Contemporânea e especialista em Redes de Atenção a Saúde.

Viviane relatou sobre sua vasta e rica experiência em trabalhar em CAPS e Hospitais, o que mudou seu olhar, abrindo possibilidades de pensar em sua própria forma de atuar. Teve descobertas que constituiu a sua formação enquanto pessoa e profissional. E aconselha os futuros profissionais a se desafiarem, saírem da zona de conforto e encontrarem possibilidades de crescimento e mudanças sociais.

A Psicóloga passou alguns videos, tais como: holocausto brasileiro (que relata horrores de um hospício mineiro); Em nome da razão (Documentário sobre um manicômio de Barbacena – Minas Gerais); e Hotel Laide (Uma pensão de apoio, de modo a auxiliar quem queira deixar o crack e outras drogas).  Paiva mostrou tais documentários e abriu para a reflexão sobre a importância do psicólogo pensar novas tecnologias para desvelar violências psicológicas e físicas, deixando marcas de compreensão da necessidade de um tratamento humanizado.

Por fim a psicologa declara que muitas pessoas que são consideradas ´´loucas“ estão nas cadeias ou vivendo nas ruas. Surgindo o desafio, que é a necessidade da junção da psicologia com tecnologias leves e pesadas para resgatar a dignidade destas pessoas, de modo a não reproduzir o comportamento de apoio a repressão, de tratamentos de choque ou tratamentos medicamentosos excessivos. A atuação com boas políticas de atuação pode mudar práticas e formas de se produzir saúde.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento: http://ulbra-to.br/caos/edicoes/2018#programacao

Psicóloga egressa do Ceulp/Ulbra. Pós-graduanda em Terapia de casal: abordagem psicanalítica (Unyleya). Colaboradora do Portal (En)cena.