#CAOS2018: A apropriação da crítica pelo sistema é tema do Psicologia em Debate

O Psicologia em Debate Especial é parte da programação do CAOS

Na noite dessa terça-feira (22) ocorreram as apresentações do Psicologia em Debate Especial Black Mirror, como parte da programação do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS 2018. Na ocasião a acadêmica Talita Lima apresentou sua análise do episódio “Quinze Milhões de Méritos”, da série britânica Black Mirror.

No episódio, o jovem Bing vive em um futuro distópico, onde a maioria da sociedade deve pedalar bicicletas de exercícios para produzir eletricidade e ganhar uma moeda chamada “Méritos”. Revoltado com a maneira como o sistema tratou Abi, a mulher pela qual era apaixonado, Bing se revolta, mas têm sua crítica apropriada pelo sistema que o manipula mais uma vez.

Para Evelly Silva, acadêmica de psicologia e ouvinte na apresentação, “Black Mirror é a personificação de muitos dos temores e das disfunções na sociedade contemporânea. Nesse sentido, abordar criticamente esses temas é um modo de buscar compreender as diversas causas e movimentos incutidos nesse processo.

No episódio 15 Milhões de Méritos, abordado na apresentação da acadêmica Talita Lima, é possível verificar o quanto o sistema capitalista está enraizado em nosso modo de enxergar o mundo. Mesmo quando existe uma crítica contundente a esse processo ou um movimento que distoa do que é pregado ou padronizado, esse mesmo sistema em primeira instância o reprime e não havendo supressão, se apropria da crítica em prol da mercantilização das ideias, dos corpos, das subjetividades.”, pontua.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site: http://ulbra-to.br/caos/edicoes/2018#programacao