#CAOS2018: Mindfulness é tema de Psicologia em Debate

O Psicologia em Debate Especial é parte da programação do CAOS

Na noite dessa quinta-feira (24), ocorreram as apresentações do Psicologia em Debate Especial “A Psicologia e as Técnicas Integrativas: desafio emergente”, como parte da programação do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS 2018. Na ocasião, foi apresentado o tema Mindfulness/Meditacões como uma proposta terapêutica à Psicologia.

Em um primeiro momento, os acadêmicos de Psicologia componentes do grupo guiaram os congressistas em um exercício de Mindfulness sobre amizade consigo mesmo, utilizando técnicas de respiração, escaneamento corporal e alongamento. Posteriormente, os debatedores esclareceram dúvidas sobre as definições científicas, práticas e vertentes históricas da prática. Foram apontados os benefícios do uso do Mindfulness como prática terapêutica em casos de stress, depressão, ansiedade e dor crônica, além de suas possíveis aplicações no âmbito do trabalho, educacional e promoção de saúde.

Acadêmicos de Psicologia que conduziram o Psicologia em Debate

Mindfulness (“Atenção Plena” em português) é definido como a consciência que emerge do contato com a experiência atual, momento a momento, de forma intencional e sem julgamentos, com abertura e gentileza. É um estado mental. Ao entrar em contato com a experiência do momento atual, provoca-se o desengajamento das respostas automáticas, possibilitando um contato mais rico e funcional na relação com os outros, com o meio e com as emoções, pensamentos e sensações, mesmo em situações difíceis. Entre os benefícios do Mindfulness comprovados cientificamente estão: Melhora da memória e concentração; Melhora do humor positivo; Redução de sintomas de depressão, ansiedade e estresse; Melhora de sintomas de dor crônica; Promoção do autocuidado e bem-estar.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site do evento: http://ulbra-to.br/caos/edicoes/2018#programacao·