Ceulp ulbra testa a honestidade de alunos e funcionários

Dia 10 de outubro comemora-se o dia da honestidade. Você é honesto? Você sabe o que é honestidade? Para se viver em sociedade é preciso seguir regras. .Honestidade é uma das regras para se viver em parcimônia.  De acordo com o Dicionário Português, Honestidade é uma qualidade que demonstra honra. Honesto é o indivíduo que age de acordo com os princípios morais. É não mentir, não fraudar, não enganar, não roubar.  Em comemoração ao dia supracitado, a Universidade Luterana de Palmas decidiu medir a honestidade dos alunos e funcionários deixando um freezer com picolé, em que cada interessado pode se servir e deixar o pagamento em uma caixinha. Tudo sem nenhum mecanismo de controle, seja alguém para receber o dinheiro ou tecnologias como câmeras.

Tal data vem a calhar muito bem com o período de eleições que o país está vivendo. Período em que muitos protestam da falta de honestidade dos políticos, mas quando se deparam com um teste de honestidade, como o promovido pela instituição, não conseguem não deixar de furtar. A estudante de Psicologia, Lara Kaline, frisa: é uma ação muito interessante, desperta nas pessoas o senso de fazer o certo mesmo que ninguém esteja monitorando. É um momento de parar e refletir se a vida que levamos é realmente digna.

Lara Kaline

No dia 02/10 o índice que honestidade chegou a 100%, no entanto, no dia 03/10 já caiu para 95%.  Não se nasce sendo honesto, isto é aprendido, pois são valores passados por meio da educação, e vai sendo incorporado aos poucos. O processo de aprendizagem começa em todos os espaços sociais, inclusive na universidade. Se você faz parte dos 5% que pegou e não pagou, nem tudo está perdido, comece a praticar a honestidade hoje mesmo.

Psicóloga egressa do Ceulp/Ulbra. Pós-graduanda em Terapia de casal: abordagem psicanalítica (Unyleya). Colaboradora do Portal (En)cena.