Estudiosos do filósofo Nietzsche se reúnem em ciclo de palestras

Programação contará também com uma intervenção urbana e apresentações. Evento acontecerá na Funarte, em Belo Horizonte, e é aberto ao público


 Estudiosos da filosofia nietzschiana se reúnem no próximo sábado, 27 de junho, para o ciclo de palestras Nietzsche: experimentos práticos. Com discussão dedicada às relações entre o pensamento do filosofo alemão e as artes, o evento será realizado na Fundação Nacional das Artes (Funarte), em Belo Horizonte, Minas Gerais. A programação é aberta ao público e acontece das 10h às 17h30.

A realização é do projeto Adeuzará e não há necessidade de inscrição prévia, além disto, haverá certificação para os presentes. Entre os palestrantes está Olímpio Pimenta – professor do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (Ifac-Ufop), que apresentará a palestra sobre pensamento da afirmação da existência.

Já o coordenador do Laboratório de Estudos em Filosofia Pop, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio), Charles Feitosa, abordará questões sobre uma estética do grito. Em outra palestra, o poeta, professor e pesquisador na pós-graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Flávio Boventura, vai discorrer sobre as ressonâncias nietzschianas nas criações de Waly Salomão. Por fim, Marcel de Lima, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Fale-UFMG), abordará as vozes etnopoéticas do xamanismo.

Além das palestras, conforme a organização, haverá também a intervenção urbana Caminhada em silêncio contra o vento, a exibição da videoperformance T.R.A.N.S.: um (pré-fixo) para todos e para ninguém?, do projeto Adeuzará, além da apresentação “O Eremita de Sils Maria”, pelo artista carioca Paulo Gouvêa Vieira.
Lembrando que toda a programação é gratuita e acontece no próximo sábado, a partir das 10h, na Funarte, em Belo Horizonte. Mais informações no seguinte endereço: www.facebook.com/adeuzara.

Saiba Mais

Adeuzará é um coletivo de pesquisa atualmente composto pelos performers pesquisadores transdisciplinares: Leandro Acácio, Renata Queiroz, Luciana Tanure e Bruno Pacheco. Tem caráter poliverso, desdobrando-se na produção de uma execução radiofônica, intervenções urbanas, um ciclo de palestras e uma instalação intermídia.

Contemplado com o Fundo de Projetos Culturais da Fundação Municipal de Cultura, o projeto Adeuzará é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. O Adeuzará mantém o blog adeuzara.wordpress.com e a página  www.facebook.com/adeuzara.