Fundamentos: técnicas de entrevistas compõem Avaliação Psicológica

As entrevistas fazem parte de um cabedal de possibilidades pertencente aos instrumentos da Avaliação Psicológica

Os acadêmicos de Psicologia na disciplina de Fundamentos das Medidas Psicológicas, lecionada pela professora Me. Ruth Cabral, conduziram recentemente uma série de simulações de entrevistas cujo objetivo era identificar a relação das técnicas com a estrutura geral da Avaliação Psicológica, que é erroneamente confundida apenas como a parte relativa aos testes psicológicos.

Neste sentido, as entrevistas fazem parte de um cabedal de possibilidades que, juntamente com os testes psicológicos, dinâmicas de grupo, observação, escalas e análise documental, compõem os instrumentos da Avaliação Psicológica.

Fonte: https://goo.gl/cA9vDg

Especificamente sobre a ação recente dos acadêmicos, houve a apresentação de vários cenários em que e poderia utilizar as entrevistas Estruturadas, Semi-Estruturadas e Abertas, sendo que ficou claro o local e circunstância que cada uma deve ser usada, de acordo com as demandas levantadas pelos clientes/pacientes ou pelo próprio sistema de saúde e/ou forense.

Durante as apresentações, demandas como transexualidade, homofobia, direitos humanos, racismo e violência foram os temas abordados, o que colaborou para estabelecer uma interface da disciplina de Fundamentos das Medidas Psicológicas com outros campos teóricos da profissão, como a Antropologia, a Ética em Psicologia e, também, com a disciplina de Técnicas de Entrevista Psicológica.

Psicólogo. Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT). Pós-graduado em Docência Universitária, Comunicação e Novas Tecnologias (UNITINS) e em Psicologia Analítica (UNYLEYA-DF). Filósofo, pela Universidade Católica de Brasília. Bacharel em Comunicação Social (CEULP/ULBRA), com enfoque em Jornalismo Cultural; é editor do jornal e site O GIRASSOL, Coordenador Editorial do Portal (En)Cena.