HACKATHON: Equipe “Teen Relax” foca em dessensibilização sistemática

O resultado da maratona será divulgado nesta sexta, dia 25/05, durante o encerramento do CAOS e do ENCOINFO, a partir das 19h, no auditório central do Ceulp/Ulbra.

A equipe Teen Relax, composta por acadêmicos de Psicologia e dos cursos da área de Computação, participou do 1º Hackathon Tech for Life, cujo tema é “Tecnologia e Saúde Mental”. O grupo tem como objetivo promover uma dessensibilização sistemática através de hierarquia de situações que causam ansiedade acerca do vestibular e/ou outras questões escolares; levar o aluno adolescente a imaginar cada situação e ao se sentir ansioso, praticar o relaxamento de Jacobson, devidamente ilustrado no aplicativo; Acesso autônomo do aluno adolescente; Adesão escolar para possíveis intervenções profissionais. O resultado da maratona será divulgado nesta sexta, dia 25/05, durante o encerramento o encerramento do CAOS e do ENCOINFO, a partir das 19h, no auditório central do Ceulp/Ulbra.

O menu da aplicação criada pela equipe conta com “Meu Calendário”, onde o aluno pode adicionar datas importantes e escolher quando deseja ser notificado para realizar a dessensibilização sistemática; também terá um espaço para o aluno saber mais sobre o que é ansiedade, seus sintomas físicos e psicológicos e seus possíveis tratamentos, e também sobre o que é a dessensibilização sistemática; no mais, terá o ícone “Começar”. Nesse ícone o aluno vai diretamente para a dessensibilização sistemática.

Primeiramente, ele passa por uma autoavaliação, na qual responderá uma escala acerca dos sintomas de ansiedade, de acordo como ele se sentiu nas últimas duas semanas. Isso irá gerar dados para as escolas cadastradas, aos quais somente elas terão acesso aos dados de seus respectivos alunos, auxiliando na tomada de decisões sobre possíveis intervenções profissionais. Depois, começa o treino de relaxamento de Jacobson, passando para a hierarquização das situações ansiogênicas e, finalmente, a etapa de imaginar cada situação enquanto pratica o relaxamento de Jacobson, realizando, assim, a dessensibilização sistemática.

1º Hackathon Tech for Life – Em parceria com os cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia de Software, o curso de Psicologia participa do 1º Hackathon Tech for Life – que é uma maratona de programação – nos dias 19 e 20 de maio. A temática do 1º Hackathon é “Tecnologia e Saúde Mental” (o tema específico, no entanto, será anunciado na abertura do evento), com o propósito de trabalhar a inovação no desenvolvimento de protótipos, softwares aplicativos, dentre outros projetos de temática tecnológica que possam ser aplicados ou desenvolvidos com este objetivo. A ação é uma prévia do CAOS (Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia) e do ENCOINFO (Congresso de Computação e Tecnologias da Informação).

Integrantes da equipe

Fernanda Karoline Bonfim, 26 anos, Psicologia 7º período, Voluntária do Encena e Proict.

Ian Macedo Maiwald Santos, 21 anos, Ciência da Computação 7º período, Voluntário Proict.

Joice Reitz, 21 anos, Psicologia 7° período, Estagiária no Encena.

Kennedy Santos Torres, 21 anos, Ciência da computação 6º período, Assembleia Legislativa.

 

Psicólogo. Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT). Pós-graduado em Docência Universitária, Comunicação e Novas Tecnologias (UNITINS) e em Psicologia Analítica (UNYLEYA-DF). Filósofo, pela Universidade Católica de Brasília. Bacharel em Comunicação Social (CEULP/ULBRA), com enfoque em Jornalismo Cultural; é editor do jornal e site O GIRASSOL, Coordenador Editorial do Portal (En)Cena.