HACKATHON: Pandora quer reduzir o índice de bullying

O resultado da maratona será divulgado nesta sexta, dia 25/05, durante o encerramento do CAOS e do ENCOINFO, a partir das 19h, no auditório central do Ceulp/Ulbra.

É uma ferramenta web responsiva para computadores e dispositivos móveis que objetiva reduzir o índice de bullying contra alunos nas escolas por meio da virtualização de grupos operativos e no fomento ao protagonismo estudantil. Foi desenvolvida por uma equipe composta por acadêmicos de Psicologia e dos cursos da área de Computação, participou do 1º Hackathon Tech for Life, cujo tema é “Tecnologia e Saúde Mental”.

Para tanto, os alunos podem acessar a plataforma que possui grupos criados por funcionários da escola capacitados, esses grupos com temáticas específicas, são voltados a um objetivo central com tempo de início e fim preestabelecidos, cada grupo possuí encontros com temas relacionados ao objetivo do grupo, os encontros terão limite de tempo dentro do cronograma inicial do grupo, cada encontro possui limite para usuários participantes. Esses sujeitos podem interagir com outros alunos que passam pelas mesmas situações, auxiliados pelo facilitador que deve acompanhar as discussões.

O resultado da maratona será divulgado nesta sexta, dia 25/05, durante o encerramento o encerramento do CAOS e do ENCOINFO, a partir das 19h, no auditório central do Ceulp/Ulbra.

1º Hackathon Tech for Life – Em parceria com os cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia de Software, o curso de Psicologia participa do 1º Hackathon Tech for Life – que é uma maratona de programação – nos dias 19 e 20 de maio. A temática do 1º Hackathon é “Tecnologia e Saúde Mental” (o tema específico, no entanto, será anunciado na abertura do evento), com o propósito de trabalhar a inovação no desenvolvimento de protótipos, softwares aplicativos, dentre outros projetos de temática tecnológica que possam ser aplicados ou desenvolvidos com este objetivo. A ação é uma prévia do CAOS (Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia) e do ENCOINFO (Congresso de Computação e Tecnologias da Informação).

Integrantes da equipe

Evelly Silva,21 anos, 9° período no curso de Psicologia, bolsista do PIBIC/CNPq e voluntária do PROICT no CEULP.

Talita Lima,22 anos, 9° período de Psicologia.

Dionnys Santos Marinho,26 anos, 5° Período, no curso de Ciência da computação, assistente administrativo na Prefeitura de Barrolândia (Setor controle interno e financeiro).

Taylor Santos Oliveira,20 anos, 6° Período do curso de Ciência da Computação, estagiário na Secretaria de Cidadania e Justiça.

Psicólogo. Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT). Pós-graduado em Docência Universitária, Comunicação e Novas Tecnologias (UNITINS) e em Psicologia Analítica (UNYLEYA-DF). Filósofo, pela Universidade Católica de Brasília. Bacharel em Comunicação Social (CEULP/ULBRA), com enfoque em Jornalismo Cultural; é editor do jornal e site O GIRASSOL, Coordenador Editorial do Portal (En)Cena.