HACKATHON: “SABER +” intervém em adolescentes com TDAH

O resultado da maratona será divulgado nesta sexta, dia 25/05, durante o encerramento do CAOS e do ENCOINFO, a partir das 19h, no auditório central do Ceulp/Ulbra.

O SABER + é um sistema fornecedor de atividades complementares com o objetivo de reforçar o conteúdo ministrado em sala de aula para adolescentes com TDAH, que cursam o Ensino Fundamental II na faixa de 11 a 14 anos. Foi desenvolvida por uma equipe composta por acadêmicos de Psicologia e dos cursos da área de Computação, participou do 1º Hackathon Tech for Life, cujo tema é “Tecnologia e Saúde Mental”.

Com espaço para produção de mapa mental, e futuramente uma estrutura base de questionários que trabalhe exatamente áreas que o transtorno afeta, e que permita ao professor encaixar perguntas relativas às suas disciplinas. Os jovens terão ajuda dos pais em casa para auxiliar, e dos professores para acompanhar e corrigir as atividades. Futuramente terá espaço para um psicólogo ou psicopedagogo analisar e acompanhar o desenvolvimento do jovem, com a possibilidade de fazer suas anotações. Assim, pais, professores e psicólogos/ psicopedagogos poderão através de um chat, conversarem sobre o estudante.

O resultado da maratona será divulgado nesta sexta, dia 25/05, durante o encerramento o encerramento do CAOS e do ENCOINFO, a partir das 19h, no auditório central do Ceulp/Ulbra.

1º Hackathon Tech for Life – Em parceria com os cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia de Software, o curso de Psicologia participa do 1º Hackathon Tech for Life – que é uma maratona de programação – nos dias 19 e 20 de maio. A temática do 1º Hackathon é “Tecnologia e Saúde Mental” (o tema específico, no entanto, será anunciado na abertura do evento), com o propósito de trabalhar a inovação no desenvolvimento de protótipos, softwares aplicativos, dentre outros projetos de temática tecnológica que possam ser aplicados ou desenvolvidos com este objetivo. A ação é uma prévia do CAOS (Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia) e do ENCOINFO (Congresso de Computação e Tecnologias da Informação).

Integrantes da equipe

Danilo Saraiva Vicente, 20 anos, acadêmico de Ciência da Computação, 1° período, Trabalha na  SOLUTTION certificação digital.

Emanoel Mendes Magalhães, 20 anos, acadêmico de Ciência da Computação, 4° período.

Thaylla Cristianne Oliveira dos Santos, 22 anos, acadêmica de Psicologia, 1° período.

Verônica Bibiana de O. Carvalho, 33 anos, acadêmica de Psicologia, 6° período.

 

Psicólogo. Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT). Pós-graduado em Docência Universitária, Comunicação e Novas Tecnologias (UNITINS) e em Psicologia Analítica (UNYLEYA-DF). Filósofo, pela Universidade Católica de Brasília. Bacharel em Comunicação Social (CEULP/ULBRA), com enfoque em Jornalismo Cultural; é editor do jornal e site O GIRASSOL, Coordenador Editorial do Portal (En)Cena.