I Fórum Municipal do Cancêr sediará a abertura da Campanha “Outubro Rosa 2014”

O outubro é o mês em que simboliza a luta mundial contra o câncer de mama e o “Outubro Rosa”


Quem passa por algum órgão público ou instalações privadas com características de iluminações provisórias e que refletem o rosa como cor predominante, certamente já identificou que aquela instituição aderiu à luta conta o câncer de mama. A campanha é conhecida como “Outubro Rosa” e terá abertura nesta quarta, 08, com o I Fórum Municipal na Luta Contra o Câncer de Mama.

De acordo com a diretoria de Vigilância e Saúde, o outubro é o mês em que simboliza a luta mundial contra o câncer de mama e o “Outubro Rosa” é um movimento mundial que busca alertar a população quanto ao câncer de mama e estimular a detecção precoce deste tipo de câncer, que é considerado o mais agressivo entre as mulheres, sendo a segunda causa de óbito.

Segundo a chefe da Divisão de Doenças não Transmissíveis do município de Palmas-TO, Silvely Tiemi kojo, durante a Campanha, várias instituições e monumentos são iluminados com nuance rosa, com objetivo de chamar atenção para esta causa. “Além de iluminar os olhos, tem a intenção de causar emoção e incentivar a abraçar esta causa em favor da vida”, diz.

O Fórum acontece no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins – TCE, no período das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00, tendo como público alvo, os profissionais de saúde em geral e os acadêmicos, onde serão abordados temas como: Epidemiologia do Câncer – cenário atual, Câncer de mama, câncer de colo do útero, câncer de pele, e no final será produzido uma carta de propostas para o enfrentamento deste agravo.

Para participar do fórum, as inscrições poderão ser realizadas por meio do endereço eletrônico:http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=17620

Com informações da Diretoria de Vigilância em Saúde e Diretoria de Atenção em Saúde da Secretaria de Saúde da cidade de Palmas-TO.