“O que te torna mulher?” é tema de grupo focal

O grupo pretende ouvir mulheres de diferentes raças e classes

O grupo focal será aberto para mulheres a partir de 18 anos de idade e tem como objetivo principal a discussão dos temas gênero, raça e classe na constituição identitária.

Os encontros acontecerão nos dias 07/08 e 14/08 das 17h às 18h30, no Ceulp/Ulbra, sala 241, prédio 2. As vagas são limitadas, desse modo, as interessadas deverão contatar as pesquisadoras responsáveis para o cadastro inicial.

O Grupo terá como coordenadoras as acadêmicas de psicologia do Ceulp/Ulbra Evelly Silva (pesquisadora) e Isaura Rossatto (assistente de pesquisa). Evelly Silva é responsável pela a pesquisa “Gênero, raça e classe: estudo sobre a constituição identitária de mulheres brancas e negras de Palmas-TO”, e tem como orientadora a Me. Cristina Filipakis, professora e coordenadora adjunta do curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra.

Evelly Silva pontua que “a pesquisa científica e os espaços que ocupamos dentro e fora do ambiente acadêmico podem ser também um ato político e de cidadania. Discutir sobre gênero, raça e classe levando em consideração as possíveis afetações desses temas no processo de constituição identitária das mulheres, é um debate que pode promover um olhar crítico sobre o modo como compreendemos o que se entende pelo processo de se tornar mulher na sociedade em que vivemos. Dar voz à essas mulheres e suas histórias de vida e/ou experiências pontuais é também, uma oportunidade de reflexão e de investigação do modo como a cultura e demais temáticas transversais, afetam o modo como nos enxergamos”.

Telefone para contato: (63) 99284-9769 (Evelly) e (63) 999446189 (Isaura)