Egressa do Ceulp/Ulbra é aprovada em mestrado pela UnB

A psicóloga Michelle Zukowski foi aprovada para o mestrado em Educação pela UNB

A Psicóloga Michelle Zukowski, egressa do Ceulp/Ulbra, foi aprovada para o mestrado Profissional em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), com duração de dois anos. Zukowski já fazia uma especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar pela mesma instituição.

O processo seletivo ocorreu em três fases. A prova teórica exigiu o estudo de linhas de pesquisa como Políticas, Gestão, Sociedade e Cultura e Processos Formativos e Profissionalidades. A segunda fase, por sua vez, consistiu na avaliação do pré-projeto, no qual a psicóloga seguiu a linha de pesquisa usada em seu trabalho de conclusão de curso, sobre Bullying. A última fase foi uma entrevista, na qual Michelle teve que tirar as dúvidas sobre seu pré-projeto, explicar suas intenções em pesquisar sobre Bullying e também expressar qual seria a aplicabilidade da pesquisa, uma vez que o mestrado profissional exige a apresentação de um produto técnico e uma proposta de intervenção na realidade.

Michelle Zukowski, egressa em Psicologia pelo Ceulp.

Michelle conta como foi a experiência da aprovação: “A cada fase, saíam os resultados se eu fui homologada (atingi pelo menos a nota mínima) ou não. E somente após a apresentação do resultado de todas as fases, foi liberada a classificação onde tive a felicidade de descobrir que passei em 8º lugar. Agora estou me preparando para ir na primeira reunião, que será semana que vem, efetuar a matrícula e iniciar essa jornada de dois anos. Sempre visando no meu sonho de pesquisadora, e de ser uma futura docente!”, pontua.

Além do mérito da aprovação, a psicóloga terá como orientador o coordenador do curso, Prof. Francisco José Rengifo Herrera, Doutor em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília e Mestre em Psicologia Cognitiva e Aprendizagem na Universidade Autônoma de Madri.

No ano de 2017, Michelle Zukowski realizou seu trabalho de conclusão de curso – orientado pelos professores Dr. Pierre Soares Brandão e Me. Fabiano Fagundes – com o tema “Bullying e Imagem Corporal da Infância”. A pesquisa teve como objetivo relacionar Bullying e imagem corporal em 30 crianças de 9 a 13 anos, isto é, na fase da pré-adolescência, de uma escola particular da capital tocantinense. Na análise dos dados o resultado encontrado foi de que 67% dos alunos da pesquisa estavam envolvidos de alguma forma com Bullying. Atualmente a psicóloga trabalha com palestras sobre educação em escolas para estudantes e professores.