Palmas recebe o I Fórum Tocantinense de Redução De Danos

O objetivo é construir um espaço de diálogo coletivo para o debate das ações e estratégias para o fortalecimento da RD no Estado do Tocantins e fortalecer a política no Brasil.

O I Fórum Tocantinense de Redução de Danos, promovido pela Associação Brasileira de Redução de Danos (ABORDA), Coletivo Antimanicomial de Palmas (COLAPA) e Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), com o apoio da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (FESP), do Serviço Social da Indústria (SESI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e do Conselho Regional de Psicologia 23ª Região (CRP-23), e acontecerá no dia 25 de outubro de 2019, das 8:00 às 18:00, no auditório da sede administrativa da UNITINS.

Nesse espaço, pretende-se debater a atual situação da política de Redução de Danos e Saúde Mental com a rede intersetorial da Assistência Social, Educação, Justiça e Saúde, bem como entidades não governamentais, sociedade civil, Conselhos de Classe e setores do controle social. Compreendendo o cenário de retrocessos que as políticas públicas estão vivenciando, em especial no que tange à Política de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, e as necessidades para uma construção de uma política sobre drogas humanitária que respeite os direitos humanos, a Associação Brasileira de Redução de Danos (ABORDA) vem debatendo, ao longo desse ano, os 30 anos da Redução de Danos no Brasil, seus limites e desafios.

Fonte: Divulgação

Para isso, vão se reunir instituições e atores importantes no Estado do Tocantins envolvidas com a execução da política de drogas, que executam ações de Redução de Danos e trabalham pautadas na lógica de cuidado que respeita as singularidades individuais, os direitos humanos e o exercício da cidadania, especialmente junto às populações-chave.

O objetivo é construir um espaço de diálogo coletivo para o debate das ações e estratégias para o fortalecimento da RD no Estado do Tocantins e fortalecer a política no Brasil com objetivo de minimizar os danos decorrentes do uso de drogas, diminuir o índice de contaminação pelo vírus Hiv/Aids/Hepatites Virais/Tuberculose e outras vulnerabilidades nas populações-chave (usuários e usuárias de álcool e outras drogas, pessoas vivendo com HIV, pessoas em situação de rua, pessoas em sofrimento psíquico e com transtornos mentais, trabalhadores e trabalhadoras do sexo, população periférica e outras).

Fonte: Divulgação

Para alcançar esses objetivos, o Fórum contará com uma mesa dialogada composta por representantes de instituições e movimentos sociais importantes na história da Redução de Danos no Estado, para construir uma linha do tempo da RD no Tocantins e em Palmas. No período vespertino, serão formados grupos de trabalho para discutir as dificuldades da efetivação da Redução de Danos em três eixos temáticos: Estratégias de cuidado em Redução de Danos; Redução de Danos nos espaços de Ensino e Pesquisa; Processos de gestão e garantia de direitos.

O evento é destinado aos trabalhadores, gestores, usuários e familiares das redes intersetoriais (saúde, assistência social, justiça e educação), coletivos e movimentos sociais, Conselhos de Classe, sociedade civil, Universidades e outras instituições de formação, órgãos do controle social e demais atores envolvidos na construção do cuidado pautado nos direitos humanos, respeito à liberdade individual e redução dos danos e vulnerabilidades sociais, psicológicos, biológicos.

Fonte: Divulgação

A inscrição para o evento está sendo realizada por meio do link. Os participantes receberão certificação pela Universidade Estadual do Tocantins, mediante assinatura na lista de frequência.