Matilda e os processos de aprendizagem e alfabetização

‘’A inteligência não começa nem pelo conhecimento do eu nem pelo conhecimento das coisas enquanto tais, mas pelo conhecimento de sua interação e, orientando-se simultaneamente para os dois polos desta interação, a inteligência organiza o mundo, organizando-se a si mesma’’ (PIAGET, FERREIRO, 2001)

O filme Matilda é uma comédia lançada em 1996 interpretada pela atriz Mara Wilson que retrata uma criança com múltiplas inteligências. Desde pequena a menina foi mal compreendida pelos pais (Harry e Zinnia) e pelo irmão (Michel). Eles chegaram ao ponto de serem mal-educados e rudes com ela, pois eles nunca souberam trabalhar com as altas habilidades da filha, assim acabam mandando a pequena para uma escola que é coordenada por uma diretora (Agatha Trunchbull) altamente autoritária que não simpatiza com crianças.

Reading Read GIF

Fonte: https://giphy.com/gifs/how-away-doing-11BDDJSlJZ2uha

Desde pequena a personagem demonstrou a sua incrível capacidade de aprendizado, com isso acaba desenvolvendo seu senso de independência muito cedo por acabar ficando sozinha em casa todos os dias, pois seu pai trabalha, a mãe vai ao bingo e o irmão à escola. E para passar o tempo a personagem descobre o caminho até a biblioteca pública, onde lá pode se aventurar no fantástico mundo da leitura.

Grow Up Fashion GIF

Fonte: https://giphy.com/gifs/cute-girl-fashion-E92jLuee5sG8U

Ao passar do tempo Matilda descobre que possui poderes psicocinéticos e acaba usando-os para ‘’acertar a conta’’ com todos aqueles que fizeram mal ou magoaram tanto ela quanto seus amigos. A criança é apoiada por sua professora (Srta. Honey) uma mulher que trata todos seus alunos com carinho e que adora mudar o ambiente de sua sala para que os alunos se sintam mais à vontade e que ela saia da posição de detentora do saber conquista a personagem principal a cada aula presente, pois era o sonho da mesma poder ir à escola.

Mara Wilson Matilda GIF

Fonte: https://giphy.com/gifs/matilda-mara-wilson-ffDUAI1NfJBEk

Entende-se que o processo de aquisição da linguagem falada se relaciona com diversos fatores e pode ser dinâmico, ou seja, tem influências culturais, costumes sociais, relacionamento com o outro, ambiente, etc. Para Piaget o desenvolvimento da inteligência surge por reorganizações mentais, para que se possa obter a maior possibilidade de assimilação, ocorrendo empiricamente e de maneira reflexiva, onde a criança entra no processo de pensar sobre o mundo e como ela age no mesmo.

Para entender o processo educativo de Matilda é necessário perceber que as inteligências múltiplas consistem em um potencial intelectual autônomo, nota-se que a personagem tem sede de conhecimento o que acaba contribuindo para uma alfabetização eficaz, pois ela não foi motivada nem pelos pais nem pela escola.

Embora Ana Teberoski e Emília Ferreiro (1985) acreditem que para o sujeito concluir o processo de alfabetização é necessário passar pelas quatro fases (pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético) todo o processo de construção da aprendizagem da menina ocorreu de maneira rápida por causa de seu interesse e sua curiosidade, onde facilitou e acelerou os quesitos leitura e escrita.

Contudo deve-se respeitar o ritmo especial de cada criança durante os processos de aprendizagem e principalmente o de alfabetização, pois cada indivíduo tem um contexto particular e único que é formado por uma estrutura psicológica, social, cultural e biológica.

Danny Devito Bow GIF

Fonte: https://giphy.com/gifs/blue-bow-nhnWlzBMdUsEg

Data de lançamento: 11 de outubro de 1996 (1h 38min)

Direção: Danny DeVito

Elenco: Mara WilsonDanny DeVitoRhea Perlman

Gêneros: Comédia, Fantasia

Nacionalidade: EUA