Profa. Dra. Ana Beatriz compõe Rede de Leitura Inclusiva no Tocantins

A Rede de Leitura Inclusiva é um projeto mobilizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos na perspectiva de fomentar o acesso à Leitura e à informação para pessoas com deficiência, fornecer livros acessíveis e engajar os profissionais que atuam como intermediários da leitura.

Fonte: Arquivo Pessoal – Abertura contando a história do GT Palmas – Tocantins

O 2º Encontro de Leitura Inclusiva do GT Palmas – Tocantins aconteceu no último dia 04/10/19 no SESC – Centro de Atividades, organizado pela parceria das representantes do SESC, Geovana Lima, da UFT, Alessandra Santarém, e Ana Beatriz, do CEULP/ULBRA, por meio do Núcleo de Apoio ao Discente – Alteridade, mobilizada pela Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Fonte: Arquivo Pessoal – Thaís (bibliotecária do CEULP/ ULBRA), Anny e Ana Beatriz (do Alteridade), Carla Silvestre (do ITPAC) e Ângela Vitória (intérprete do Alteridade)

Nesse encontro foram convidadas pessoas de várias instituições de ensino públicas e privadas, de bibliotecas e vários órgãos envolvidos na divulgação da leitura, arte e cultura inclusiva, com o intuito de estreitar o relacionamento e disseminar ações de inclusão, garantindo o direito ao acesso de pessoas com deficiência.

Fonte: Arquivo Pessoal

O encontro teve como objetivos a retomada das ações da rede, divulgação das ações da rede, convite para a partição de novos membros e a divulgação da inclusão de sessão de cinema com audiodescrição na programação do Cine SESC, que na ocasião projetou o filme “A Filha de Ninguém”.

Fonte: Arquivo Pessoal – Ilma declamando um poema e Thainá interpretando em LIBRAS.

Do que se trata

A Rede de Leitura Inclusiva é um projeto mobilizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos na perspectiva de fomentar o acesso à Leitura e à informação para pessoas com deficiência, fornecer livros acessíveis e engajar os profissionais que atuam como intermediários da leitura para que este público também seja contemplado em suas atividades.

Fonte: Arquivo Pessoal – Psicóloga Carla F. Silvestre, cega, egressa do CEULP, conversando com Angelita Garcia e o público sobre como é ser uma leitora cega.

Esta ação acontece em âmbito nacional onde cada Estado é mobilizado a formar Grupos de Trabalho para que construam novas ações de leitura e inclusão ou potencializem as já existentes. O GT do Tocantins (Palmas) foi criado em junho de 2015 quando, a Fundação Dorina Nowill, a partir da visita de Perla Assunção, convidou profissionais de várias instituições e iniciou as atividades do grupo. Dentre estes profissionais se encontra a profa. do curso de Psicologia do Ceulp, Dra. Ana Beatriz Dupré.

Fonte: Arquivo Pessoal – Profa. Thainá da UFT Porto Nacional apresenta projeto de extensão.

A partir de então, várias reuniões e eventos aconteceram, tendo o 1º Encontro de Leitura Inclusiva do Tocantins ocorrido no CEULP/ ULBRA, em agosto de 2015. Em agosto de 2016 ocorreu o 1º Encontro da Rede de Leitura Inclusiva, em São Paulo, ocasião em que a Profa. Dra. Ana Beatriz Dupré Silva, coordenadora do Alteridade, esteve presente.

Fonte: Arquivo Pessoal – Apresentação do Boi Encantado, pelo grupo Encantados Contadores de Histórias, de Santa Catarina, que lançou o CD com a história cantada e com audiodescrição.

Após esses primeiros momentos, os GT´s passaram a desenvolver atividades em suas regiões, sendo sempre apoiados pela Fundação Dorina Nowill. E, no último mês de agosto, a Profa. Dra. Ana Beatriz, juntamente com a bibliotecária da UFT, campus Porto Nacional, Alessandra Santarém, e a produtora cultural do SESC, Geovana Lima, foram convidadas a participar do 2º Encontro da Rede de Leitura Inclusiva, em São Paulo.

Fonte: Arquivo Pessoal – Os autores Francisco Hélito, cego, Edimilson Sacramento, cego, e Lázaro Ramos, falam de suas produções lançadas em Braille. Na foto também aparecem Perla Assunção e Angelita Garcia, da Fundação Dorina Nowill, articuladoras da Rede de Leitura Inclusiva.
Fonte: Arquivo Pessoal – Materiais recebidos durante o evento e que estão disponíveis no Alteridade.

E assim, durante três dias, reafirmou-se a importância de promover o acesso à leitura a todas as pessoas, assim como a projetos culturais, para uma formação global e cidadã. Nesse encontro se reuniram representantes de todos os    GT’s que compõem a Rede de Leitura Inclusiva, de forma que todas as ações pudessem ser compartilhadas. Além disso, foi apresentada a pesquisa Cenário da Leitura Acessível no Brasil, do Data Folha.